Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 07 de dezembro de 2023

[ENTREVISTA] Wonka | Diretor Paul King fala sobre dirigir Timothée Chalamet e a origem de Willy Wonka

Filme já está em exibição nos cinemas do país.

[ENTREVISTA] Wonka | Diretor Paul King fala sobre dirigir Timothée Chalamet e a origem de Willy Wonka>
(Imagens: reprodução)

Wonka” é uma das estreias da semana nos cinemas, trazendo a história de como um jovem sonhador e otimista se tornou o cínico dono da fantástica fábrica de chocolate dos livros de Roald Dahl. Com Timothée Chalamet no papel de Willy Wonka, o filme tem direção de Paul King, que já comandou os excelentes “Paddington” e “Paddington 2“.

Aliás, assim como “Wonka”, os filmes de “Paddington” também levam um personagem de livros infantis às telonas de forma cativante. Teria King algum segredo para identificar o tipo de personagem que vale um filme como esses?

Quando eu era criança, adorava “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. Foi um dos primeiros livros que li por conta própria, e li tanto que as páginas caíram da capa. Lembro de adorar a comédia selvagem, todos os personagens malucos e a magia e o caos da fábrica de chocolate. Mas quando David [Heyman, produtor] me falou da ideia de fazer um filme do Wonka, li novamente e percebi que também tem um conteúdo incrivelmente rico, um núcleo emocional quase dickensiano. Charlie é um menino tão gentil e decente e a pobreza de sua família os causa tanto sofrimento. O fato de ele herdar a fábrica, um presente mais maravilhoso do que ele jamais poderia ter sonhado, me levou às lágrimas – e a perspectiva de tentar fazer um filme que capturasse o espírito de Dahl era emocionante demais para recusar.

Por mais icônico que seja, o personagem de Willy Wonka é inevitavelmente mais conhecido atualmente pelos retratos de Gene Wilder e Johnny Depp nas adaptações de “A Fantástica Fábrica de Chocolate“. King promete cavar um pouco mais nas origens do personagem em “Wonka”.

O Willy Wonka de “Fábrica de Chocolate” é um pouco misterioso. Vovô Joe conta muitas histórias sobre ele, mas todas elas se passam depois que ele se tornou o maior chocolateiro do mundo. Eu estava interessado em contar outra história mais longa da vida anterior de Willy Wonka, pois era o tipo de coisa que Roald Dahl faz no livro, mas eu não queria estragar todo o mistério. Então, a primeira cena do nosso filme mostra Willy aparecendo do nevoeiro, uma espécie de aparição de livro de contos. Aprendemos mais sobre suas origens ao longo do filme, mas não queria explicar tudo pois senti que isso poderia torná-lo mais mundano e menos mágico.

O entusiasmo é talvez a maior marca registrada de Willy Wonka – junto com a excentricidade, claro. Para balancear um pouco essa equação, “Wonka” conta com uma série de novos personagens, incluindo Noodles, que segura um pouco a animação de Willy quando ele se empolga.

Willy Wonka é muito entusiasmado. Ele quer experimentar coisas e ingenuamente imagina que tudo vai dar certo no final. É uma qualidade encantadoramente infantil, enquanto Noodles é dona de uma cabeça mais velha. Ela vem da escola das duras dificuldades da grande tradição de Roald Dahl de escrever crianças sofredoras, e isso à trouxe um cinismo e uma negatividade muito diferentes da personalidade de Willy. Ela é interpretada por uma brilhante jovem atriz chamada Calah Lane. Nós realmente vasculhamos o mundo para encontrar alguém que pudesse capturar esse espírito, e ela é extraordinária.

Falando em extraordinário, o termo pode ser facilmente utilizado para descrever o trabalho de Timothée Chalamet como o jovem Willy Wonka. O ator costuma escolher papéis mais contemplativos e menos excêntricos, e traz em “Wonka” um lado diferente do que conhecemos até agora.

Timothée tem uma atuação absolutamente extraordinária. Willy é estranho e irritante, engraçado e charmoso, mas com um brilho de aço, e Timothée de alguma forma sustenta todas essas qualidades ao mesmo tempo. Ele precisava ser capaz de cantar e dançar e ter uma performance cuidadosamente coreografada, mas também aprofundar-se em suas emoções, e eu ficava constantemente surpreso.

Além de Timothée Chalamet, o elenco de “Wonka” conta ainda com o peso de atores como Olivia Colman como a Sra. Scrubbit e Sally Hawkins como a mãe de Willy. E ambas são extremos opostos.

Olivia interpreta uma personagem chamada Sra. Scrubbit, que comanda uma lavanderia junto a seu parceiro e subordinado Bleacher, interpretado por Tom Davis. Eles são vilões ao estilo Roald Dahl e o que há de bom nisso é que Olivia não é apenas muito engraçada e uma atriz incrível, mas também pode ser absolutamente assustadora. Este filme se passa antes de Willy se tornar a alma cínica que encontramos na fábrica de chocolate. Nosso Willy está – no início do filme, pelo menos – com brilho nos olhos e otimista. Ele acredita que se você tiver talento e trabalhar duro, seus sonhos podem se tornar realidade. É uma visão muito simples do mundo, que ele aprendeu com sua mãe quando menino, pouco antes dela falecer. A mãe de Willy era – na sua opinião infantil – a maior fabricante de chocolate de todos os tempos, e ele passou anos se esforçando para recuperar esse gosto. Ele não é movido pela fama, pelo sucesso ou pelo ganho financeiro, mas sim pela ideia de recuperar a sensação que ele teve comendo o chocolate da mãe quando era menino.

Não há Willy Wonka e fábrica de chocolates sem os icônicos Oompa Loompas. Ver Hugh Grant no papel dos ajudantes alaranjados de Willy é um deleite para os espectadores, assim como foi para King ao dirigí-lo.

Adorei trabalhar com Hugh em “Paddington 2” e trabalharia de bom grado com ele todos os dias pelo resto da minha vida. Ele é uma das pessoas mais engraçadas que já conheci e certamente tem um lado travesso, então acho que ele senta muito confortavelmente no universo de Roald Dahl. Os Oompa Loompas não têm muitos diálogos nos livros, mas eles têm músicas longas onde demonstram um prazer quase alegre pela morte de todas as crianças horríveis que visitam a fábrica. Eles são tão engraçados, mordazes e desdenhosos, e enquanto eu os lia, a voz de Hugh continuava vindo à minha cabeça. A partir daí, o passo seguinte não foi difícil: “Não seria engraçado vê-lo com dezoito centímetros de altura, cabelo verde brilhante e pele laranja?” Isto foi perfeito.

A fábrica de chocolates de Willy Wonka é fantástica não apenas pela excentricidade de seu dono e da magia por trás de seus funcionários. Tudo isso resulta em produtos e criações tão mágicas quanto tudo dentro da fábrica, e, segundo King, o set tinha sua própria aprendiz de Willy Wonka.

Bem, os Hoverchocs são deliciosos. Infelizmente, eles não fazem você literalmente voar, mas nós tínhamos nossa próprio chocolateira na equipe, Gabriella Cugno, que fez as mais requintadas criações. E eu posso pessoalmente garantir que são os chocolates mais deliciosos que já comi. Você os morde e aí está aquele perfeito snap achocolatado e, à medida que derretem na boca, você sente sabores cada vez mais delicados. Minha parte favorita de todo o processo consistiu em provar todo esse chocolate, algo que fiz com muito mais frequência do que o tecnicamente necessário. Acho que eu ganhei cerca de cinquenta quilos.

Segundo King, tudo que se come em tela é comestível de verdade, criações da chef confeiteira Cugno.

Havia uma coisa incrível no set um dia… eu estava me lembrando da parte em que Gene Wilder (na adaptação de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” de 1971) come uma xícara de chá. Tivemos uma chance e eu pensei: “Ah, se eu tivesse pensado nisso, poderíamos tomar uma xícara de chocolate que Willy poderia fazer.” E nossa chocolateira disse: “Ah, eu posso fazer isso”. E eu disse: “Temos uma hora antes de gravarmos”. “Não se preocupe.” E ela foi embora e fez meia dúzia, porque obviamente você precisa de várias tomadas. Xícaras e pires azuis e perfeitos, feitos de diferentes folhas azuis, todas moldadas no formato. E você simplesmente diz: “Eu preciso de você na minha vida.” Infelizmente, não posso contratá-la em tempo integral, mas talvez, se o filme for bem, eu possa contratá-la 24 horas por dia, 7 dias por semana.

“Wonka” chega aos cinemas bem a tempo para as festas de fim de ano, período em que doces e chocolate são parte obrigatória em qualquer celebração. King promete que seu filme é ideal para essa época do ano.

“Wonka” é o filme de Natal perfeito. É como um ótimo chocolate. Tem um exterior divertido e colorido e um centro quente e doce que deixará um sabor delicioso! E embora você pudesse devorar a caixa inteira sozinho, é melhor compartilhá-la com sua família e amigos.

“Wonka” já está em exibição nos cinemas nacionais. Assista ao trailer abaixo.

Saiba Mais: , ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas