Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 19 de julho de 2022

Netflix busca desenvolver sua própria franquia de sucesso como Star Wars ou Harry Potter

Caso emplaque sua própria franquia de sucesso, a Netflix poderia gerar até US$ 1 bilhão em vendas.

Netflix busca desenvolver sua própria franquia de sucesso como Star Wars ou Harry Potter>
(Imagem: Netflix)

Em meio à uma sucessão de más notícias, a Netflix segue esperançosa. A gigante do streaming busca de emplacar sua primeira franquia de sucesso para alavancar suas assinaturas e superar a crise que enfrenta atualmente, segundo a Reuters.

O objetivo da Netflix é tentar reproduzir o sucesso de propriedades como “Star Wars” e o universo da Marvel em sua própria plataforma. Para isso, a empresa vem tentando construir marcas que englobem filmes, televisão, jogos e demais produtos. Mas Netflix sabe do tamanho do desafio, segundo o executivo Matthew Thunell, conhecido por ter descoberto “Stranger Things“:

“Queremos ter nossa própria versão de ‘Star Wars’ ou nossa versão de ‘Harry Potter’, e estamos trabalhando muito duro para construir isso. Mas esse tipo de propriedade não se constrói de um dia para o outro.”

As equipes da Netflix vêm traçando caminhos para extrair mais das maiores séries e filmes da plataforma que tenham universos próprios, para que os usuários possam retornar mais vezes. A estratégia de franquia busca complementar os esforços da Netflix para construir um vasto catálogo de conteúdo original, com algo para todos os gostos.

A estratégia já vem sendo utilizada com algumas propriedades do streaming. “Stranger Things” já tem spin-offs em desenvolvimento pelos irmãos Duffer, criadores da série, a série espanhola “La Casa de Papel” acaba de ganhar sua versão coreana, “Round 6” irá ganhar um reality show inspirado na dinâmica da série e “The Witcher” tem sua prequel em formato de anime. Mesmo assim, falta o engajamento popular para que elas ganhem as dimensões que a Netflix gostaria. A empresa vem apostando agora no sucesso de três projetos: “O Problema de Três Corpos“, as adaptações em live-action de “Avatar: A Lenda de Aang” e “One Piece“, e “Rebel Moon“, de Zack Snyder.

A Netflix, contudo, tem uma experiência consideravelmente menor que a da concorrência para fazer isso acontecer, segundo Julia Alexander, da Parrot Analytics:

“Nós temos a mesma confiança na máquina da Netflix que temos na máquina da Disney? Não, mas isso vem, em parte, do fato de a Disney ter passado anos determinando como essa máquina funciona. Mesmo com toda a dominância da Netflix no âmbito do streaming, ela ainda é relativamente nova na tentativa de construir esse tipo de universo.”

Caso emplaque sua própria franquia de sucesso, a Netflix poderia gerar até US$ 1 bilhão em vendas de varejo com produtos licenciados, eventos e até parques temáticos ou avatares digitais. A empresa ficaria com entre US$ 50 milhões e US$ 75 milhões gerados por essas vendas, além da divulgação gratuita. Para isso, primeiro, é preciso conseguir o sucesso nas telas.

Saiba Mais:

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas