Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 20 de abril de 2022

Após perda de assinantes, Netflix estuda planos mais baratos com anúncios

Empresa perdeu mais de 200 mil assinaturas no primeiro trimestre de 2022, e espera perder mais dois milhões no segundo trimestre.

Após perda de assinantes, Netflix estuda planos mais baratos com anúncios>
(Imagem: divulgação/Netflix)

Toda ação carrega uma reação. Com os altos valores de seus planos de assinatura, a Netflix agora estuda alternativas e opções mais baratas. A ideia é disponibilizar novos pacotes em valores mais acessíveis, com anúncios, conforme antecipado pelo co-CEO Reed Hastings em reunião para acionistas (via Variety).

Segundo Hastings, a gigante do streaming planeja disponibilizar os novos planos de assinatura dentro dos próximos dois anos. Rivais da Netflix, como Hulu e HBO Max, já oferecem pacotes com anúncios, e o executivo mencionou isso como fator importante na decisão:

“Quem me conhece, sabe que tenho sido contra a complexidade de propagandas e um grande fã da simplicidade da assinatura. Mas, ainda assim, sou um fã ainda maior da escolha dos consumidores. E permitir aos consumidores que gostariam de ter preços menores e são tolerantes a anúncios obterem o que querem, isso faz sentido. Pensem nisso como nós estando bem abertos a oferecer preços ainda menores com propagandas como opção para o consumidor. Não acho que tenhamos muitas dúvidas de que o formato funciona. Tenho certeza de que vamos só entrar e descobrir como fazer, em vez de testar e aí talvez fazer, ou não.”

A possibilidade vem como reação ao fato de a Netflix vir tendo dificuldades para manter seu alto número de assinantes. A gigante do streaming perdeu mais de 200 mil assinaturas no primeiro trimestre de 2022, e espera perder mais dois milhões no segundo trimestre. Em janeiro, a empresa reportou contar com 221,84 milhões de assinantes; em 31 de março, o número já era de 221,64 milhões. É a primeira vez em dez anos que a Netflix, uma das maiores empresas do ramo do entretenimento e a maior do streaming, perde assinantes (via Variety).

Para o co-CEO Ted Sarandos, os motivos da queda são dois: conflito entre Rússia e Ucrânia, que limitou o acesso de quase 500 mil novos assinantes, e o fato de muitos usuários compartilharem suas senhas de acesso com outras pessoas, que não assinam o serviço.

“Falamos sobre ter uma alta penetração em alguns mercados chave com os usuários, o que significa que é mais difícil fazê-los se juntar à Netflix se eles já estiverem usando a Netflix. Então precisamos entender esses diferentes modelos que estamos disponibilizando agora e monetizar a audiência de forma mais efetiva. Eles amam o serviço, nós só precisamos ser pagos.”

Hastings e Sarandos, no entanto, não trataram de quais seriam os valores desses novos planos. Nos EUA, o plano padrão com duas telas sai por US$ 15,49 mensais. No Brasil, a Netflix disponibiliza três planos: Básico (R$ 25,90), Padrão (R$ 39,90) e Premium (R$ 55,90).

Saiba Mais:

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas