Jojo Rabbit, novo filme de Taika Waititi, vence prêmio principal do Festival de Cinema de Toronto 2019
Historicamente, o prêmio serviu como termômetro para candidatos ao Oscar de Melhor Filme e, em alguns casos, um vencedor.
“Jojo Rabbit” foi gratificado com o Prêmio do Público 2019, a principal honra do Festival Internacional de Cinema de Toronto. O drama “Marriage Story” e a comédia de humor negro “Parasite” ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Sobre a vitória do seu filme, o diretor Taika Waititi declarou (via IndieWire):
“Obrigado ao público do Festival Internacional de Cinema de Toronto por esta tremenda honra. ‘Jojo Rabbit’ é uma história de tolerância e compreensão ambientada em um período que carecia dessas duas coisas, e espero que ao fazer este filme possamos nos lembrar de que ainda é possível nos conectarmos mesmo nas circunstâncias mais caóticas – não importa a idade, religião, raça ou sexo de cada um. Foi uma experiência incrível fazer esse filme e estou feliz que o mundo tenha tido a oportunidade de vê-lo pela primeira vez no Festival.”
O Prêmio do Público, nos últimos anos, antecipou eventuais candidatos a Melhor Filme no Oscar e, em alguns casos, um vencedor. O prêmio de 2018 foi para o vencedor de Melhor Filme em 2019,“Green Book: : O Guia”. Já nos anos anteriores, os vencedores no Festival incluíram “O Lado Bom da Vida”, “12 Anos de Escravidão”, “O Quarto de Jack”, “La La Land: Cantando Estações” e “Três Anúncios Para Um Crime”.
A conquista de “Jojo Rabbit” representa uma anomalia na história do Festival de Cinema de Toronto, pois o longa não possui apelo de caráter popular. Além disso, os críticos avaliaram a obra apenas como mediana.
Descrita como uma “sátira anti-ódio”, o filme é baseado no livro “Caging Skies“, de Christine Leunens, e ocorre durante a Segunda Guerra Mundial, contando a história de Jojo (Roman Griffin Davis), uma criança que sente falta do seu pai e projeta uma figura paterna em seu amigo imaginário. Por viver em um Alemanha nazista, seu amigo imaginário se torna uma combinação do seu pai e de Adolf Hitler (Taika Waititi), em uma versão simpática.
O elenco conta também com Scarlett Johansson, Sam Rockwell, Rebel Wilson, Alfie Allen, Thomasin McKenzie e Stephen Merchant. Waititi é responsável pelo roteiro e direção.
“Jojo Rabbit” chegará ao circuito comercial norte-americano em 18 de outubro, pela Fox Searchlight. Ainda não há data de lançamento prevista para o Brasil. Assista ao último trailer aqui.
Saiba Mais: Jojo Rabbit, Taika Waititi