Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 09 de agosto de 2019

O Beijo no Asfalto | Viola Davis vai produzir peça e filme para TV baseados na obra de Nelson Rodrigues

A peça, de 1960, é uma das mais emblemáticas de Rodrigues, um dos mais importantes dramaturgos brasileiros.

O Beijo no Asfalto | Viola Davis vai produzir peça e filme para TV baseados na obra de Nelson Rodrigues>

Deadline divulgou com exclusividade que os herdeiros de Nelson Rodrigues, um dos maiores dramaturgos brasileiros, firmou uma parceria com Viola DavisJulius Tennon para adaptar a obra “O Beijo no Asfalto“, de 1960. Ela será adaptada não só para os palcos norte-americanos, mas também como um longa-metragem para TV.

Nelson Rodrigues escreveu obras seminais da dramaturgia brasileira, como “Bonitinha, mas Ordinária”, “Engraçadinha: Seus Amores e seus Pecados” e “Vestido de Noiva”. O autor recebeu a alcunha de “Anjo Pornográfico”, por lidar com temas polêmicos como incesto, adultério e homossexualidade. Viola Davis, além de produtora, é uma atriz consagrada em Hollywood. Ela recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2017 por seu trabalho em “Um Limite entre Nós”. Julius Tennon, marido de Davis e também ator, é proprietário com ela da JuVee Productions, que produzirá tanto a peça como o filme. Além da JuVee, também será produtora a Wise Entertainment, fundada pelo neto de Rodrigues, Mauricio Mota, que detém os direitos sobre a obra do autor.

Sonia Rodrigues, filha de Nelson, falou sobre a obra e a importância da adaptação para o mercado norte-americano:

“‘O Beijo no Asfalto’ fala sobre brutalidade policial no Brasil. É sobre desrespeito contra as mulheres, especificamente a tortura de mulheres negras e pobres pela polícia. Fala sobre fake news muito antes de o termo ser inventado. E fala sobre homofobia, por retratar o amor de um homem por outro homem, mesmo que os personagens na história não façam ideia do que o termo significa. Como filha do Nelson e administradora da obra dele, foi um prazer saber que produtores premiados como Viola Davis e Julius Tennon foram escolhidos para trabalhar com material do maior autor dramático do Brasil.”

Tennon explicou por que ele e Davis optaram pela obra de Rodrigues:

“Quando Mauricio e Kate, sua esposa, falaram comigo sobre a obra de seu avô, fiquei tocado. Nós temos objetivos parecidos e nossa voz coletiva ressoa ao redor do mundo no que concerne à narrativa a respeito do povo negro. Eu conversei sobre isso com a Viola, e ela está tão empolgada quanto eu. Então, como uma equipe, estamos empenhados em oferecer o que há de melhor a respeito de Nelson Rodrigues.”

Lançado há quase 60 anos, “O Beijo no Asfalto” foi uma obra incendiária quando do seu lançamento e continua pertinente nos dias de hoje. A trama conta a história de Arandir, um jovem que corre para socorrer um homem que estava morrendo em uma rua do Rio de Janeiro. Pouco antes de morrer, o estranho pede a Arandir um beijo. Arandir, vendo que o homem está à beira da morte, consente em beijá-lo, como um último desejo. Mas seu ato de bondade acaba gerando um grande frenesi por parte da mídia, que envolve Arandir e sua família, mudando suas vidas para sempre.

A versão americana da peça “O Beijo no Asfalto” deve ser encenada tanto na Broadway quanto em Los Angeles. O filme ainda precisa definir quem escreverá o roteiro e quem cuidará da direção.

Ainda não há uma data de estreia definida tanto para a peça quanto para o filme.

Saiba Mais: , ,

Rafael Monteiro de Castro
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas