Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 01 de março de 2019

Academia pode mudar regras do Oscar para dificultar indicações de filmes dos serviços de streaming

Liderados por Steven Spielberg, membros da Academia propõem dificultar a participação de futuros filmes dos serviços de streaming, como "O Irlandês", da Netflix.

Academia pode mudar regras do Oscar para dificultar indicações de filmes dos serviços de streaming>

Segundo o The Hollywood Reporter, existe um movimento de membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, liderados por Steven Spielberg (“Jogador Nº1”), para mudar as regras da inscrição de filmes aptos a concorrerem aos principais prêmios do Oscar e dificultar que longas produzidos pelo streaming participem do prêmio, em um movimento direcionado à Netflix. Essas mudanças incluiriam que o longa deveria ser exibido, com exclusividade, por no mínimo quatro semanas nos cinemas, e que a bilheteria desses filmes fossem divulgadas.

Segundo um membro da Academia, que não quis ser identificado, a Netflix e outros serviços “deveriam jogar pelas mesmas regras que todos os outros jogam” e “as pessoas estão com um forte sentimento de que se esse tipo de brecha continuar, isso pode destruir todo o conceito de cinema”. Não é segredo que a produção de filmes para streaming ainda enfrenta uma grande resistência de parte da indústria do cinema, como é o caso de Spielberg, que já se manifestou publicamente para que os cineastas façam obras voltadas para o cinema, e não para o streaming.

Caso aconteça, não seria a primeira vez que uma mudança de regras prejudicaria os novos formatos. Em 2017, após o documentário de cinco partes produzido pela ESPN, “O.J.: Made in America”, vencer um Oscar, a Academia modificou o regulamento, passando a proibir a participação de uma série dividida em várias partes. Recentemente, a Netflix brilhou no Oscar 2019, conquistando três prêmios para “Roma” e seu diretor Alfonso Cuáron (Melhor Fotografia, Filme Estrangeiro e Diretor), além de vencer na categoria de Melhor Documentário de Curta-Metragem com “Absorvendo o Tabu“. A Netflix, no entanto, almeja conquistar prêmios ainda maiores.

O serviço de streaming sempre admitiu, publicamente, que tem como objetivo vencer o prêmio máximo: o Oscar de Melhor Filme. Para isso, a Netflix já negociou sua integração com a Motion Picture Association of America e planeja investir em sua próxima grande produção, “O Irlandês”, que será lançado em 2019, também nos cinemas. Dirigido por Martin Scorsese (“Silêncio“), o longa teve seu primeiro teaser divulgado durante a exibição do Oscar no último domingo (24/2) e conta com um elenco estrelado, com os nomes de Robert De Niro (“O Comediante”), Al Pacino (“Não Olhe Para Trás”) e Joe Pesci (“Rancho do Amor”).

Segundo fontes ouvidas pelo THR, a derrota de “Roma” no prêmio de Melhor Filme no Oscar 2019 foi uma forma encontrada pelos membros da Academia para punir o modelo de negócio da Netflix. Desta forma, o serviço está enfrentando uma enorme pressão para se adaptar as regras tradicionais de Hollywood. Além de “O Irlandês”, a Netflix também planeja investir em outras cinco obras, como “The Laundromat”, do diretor Steven Sodenbergh, e “The Pope”, do brasileiro Fernando Meirelles. Essas obras também devem ganhar um lançamento nos cinemas.

Scorsese já manifestou sua vontade de que o filme seja lançado nos cinemas tradicionais, e segundo a publicação, a Netflix está providenciando para que isso aconteça. Segundo uma das fontes do THR:

“A Netflix quer deixar uma grande marca com ‘O Irlandês’. Ao apoiar esse tipo de cineasta, eles se colocaram em uma posição na qual têm que lidar com o modelo de negócio das exibições de cinema e como isso funciona.”

No último ano, o Cinema com Rapadura discutiu acerca dessa nova abordagem de negócios da Netflix e como essa mudança pode impactar a participação de seus filmes em premiações e como o serviço de streaming pode se tornar cada vez mais presente nos cinemas tradicionais. Você pode ler a coluna clicando aqui. O sucesso dos filmes de 2018 da Netflix também foi pauta do “RapaduraCast 560 – Filmes da Netflix em 2018 e a invasão da Locadora Vermelha!“, que você pode ouvir clicando aqui.

Saiba Mais: , , , , ,

Giovanni Mosena
@giovannimosena

Compartilhe


Notícias Relacionadas