Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Netflix está em negociações avançadas para integrar a Motion Picture Association of America

Integração representa o reconhecimento da ascensão do serviço de streaming na indústria cinematográfica.

Netflix está em negociações avançadas para integrar a Motion Picture Association of America>

Netflix, maior provedora de filmes e séries em streaming, está a um passo de integrar a Motion Picture Association of America, associação formada para defender os interesses dos maiores estúdios produtores de filmes norte-americanosAs negociações estão bem avançadas, segundo notícia divulgada pela The Wrap.

A entrada da gigante do streaming no grupo reflete na conjuntura dos grandes nomes do mercado cinematográfico. Até então, a MPAA conta com os seis maiores estúdios da indústria, porém, depois da compra da Twentieth Century Fox pela Disney, a associação perdeu um dos seus membros, o que está possibilitando a entrada na Netflix como o sexto integrante.

Com a grande expansão dos serviços de streaming e outros provedores de conteúdo, a MPAA tem considerado a entrada de mais integrantes na associação, porém enfrenta resistência de alguns dos membros do conselho. O cenário da indústria cinematográfica mudou muito na última década com o advento da indústria tecnológica impactando em assuntos como direitos autorais e reforça a influência no lobby cinematográfico.

Lembrando que a Netflix se caracteriza como um dos grandes nomes da indústria cinematográfica, produzindo e financiando filmes originais e alguns de grande repercussão. O último grande feito foi a indicação  de “Roma”, do mexicano Alfonso Cuarón, ao Oscar de Melhor Filme, além de outras 14 indicações ao maior prêmio do cinema. “Roma” é o primeiro filme da Netflix a ter a indicação ao prêmio máximo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

As grandes empresas de streamming já estão formando coalizões no intuito defender seus interesses. Em 2017 a Netflix, juntamente com a Amazon, uniu-se a estúdios para a formação de um coalizão anti-pitataria: a Alliance for Creativity and Entertainment (Aliança para a Criatividade e Entretenimento, em tradução livre). Esse grupo já entrou com ações legais contra sites de pirataria na internet.

Assim, não é de se estranhar que a Netflix integre a MPAA, por ser um grande nome em ascensão na indústria, algo que não pode ser mais ignorado.

Saiba Mais:

Alex Lo
@alexlo88

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas