Próximos filmes da DC não estarão tão conectados, de acordo com chefe executivo da Warner Bros.
Com filmes como "Shazam!" e "Joker", o estúdio pretende focar em mais projetos soltos.
Em entrevista ao LA Times, Kevin Tsujihara, chefe executivo da Warner Bros., confirmou que os próximos filmes do Universo Estendido da DC (DCEU, na sigla em inglês) estarão menos conectados, comparando-se aos filmes do estúdio dos últimos anos :
“Com nossa próxima leva, com ‘Shazam!’, ‘Joker’, ‘Mulher-Maravilha 1984’ e ‘Aves de Rapina’, sentimos que estamos no caminho certo. Nós temos as pessoas certas, nas funções certas, trabalhando em tudo. O universo não é mais tão conectado quanto pensamos que seria cinco anos atrás. Estamos vendo um foco maior em experiências individuais de personagens individuais. Não significa que não vamos voltar àquela noção de universo conectado. Mas, no momento, [essa mudança] parece ser a estratégia certa.”
“Shazam!” não aparenta ter a participação de nenhum personagem do DCEU, apesar de fazer claras referências ao próprio Universo DC. Em “Coringa”, Joaquin Phoenix (“Os Irmãos Sisters”) substitui Jared Leto (“Esquadrão Suicida”), o que pode significar que o filme se passa em um universo diferente. Tsujihara também disse que “Mulher-Maravilha” foi o longa que apontou o estúdio para a direção certa:
“O que Patty Jenkins fez em ‘Mulher-Maravilha’ mostrou para nós o que podemos fazer com os personagens que não são o Batman ou o Superman. Obviamente, nós queríamos os dois no lugar certo, e queremos filmes fortes sobre o Batman e o Superman. Mas ‘Aquaman’ é um exemplo perfeito do que podemos fazer. Eles são todos únicos e o tom de cada filme é diferente.”
É possível que, para o futuro, a Warner Bros. procure bons cineastas com ideias específicas, ao invés de tentar conectar seus filmes. Isso explica porque James Gunn (“Guardiões da Galáxia Vol. 2”) está cotado para dirigir, além de escrever, a sequência de “Esquadrão Suicida”, e Matt Reeves (“Planeta dos Macacos: A Guerra”) irá trabalhar com um novo ator para “The Batman”, reboot do herói. É válido lembrar também que, durante a SDCC 2017, o painel da DC foi anunciado com o selo Mundos da DC no lugar de DCEU, indicando a mudança de direção do estúdio.
O próximo filme do DCEU, “Shazam!“, estreia em 4 de abril de 2019 no Brasil.
Saiba Mais: Coringa, Mulher-Maravilha 1984, Mundos da DC, Shazam