Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Emma Thompson divulga carta explicando porque não irá trabalhar para John Lasseter

A decisão de contratar o diretor já havia causado reações negativas, como a saída da atriz do filme "Luck".

Emma Thompson divulga carta explicando porque não irá trabalhar para John Lasseter>

Em 2018, o até então diretor da Pixar, John Lasseter, foi criticado após denúncias de má conduta sexual. Após admitir ter cometido “erros”, ele foi obrigado a tirar uma licença de seu cargo na Pixar e na Walt Disney Animation Studios, que no fim optou por não renovar o acordo estabelecido entre as partes. Lasseter foi então contratado pela Skydance Animation, gerando reações negativas da Paramount Studios e das organizações Time’s Up e Women and Hollywood. No entanto, foi Emma Thompson (“The Children Act”) que fez a primeira declaração definitiva contra Lasseter.

Em 20 de janeiro de 2019, a atriz deixou seu papel em “Luck“, próximo filme da Skydance Animation. Embora já tivesse participado de algumas sessões de dublagem, Thompson demonstrou ter reservas em trabalhar em um projeto com envolvimento do ex-diretor da Pixar. A animação já estava em desenvolvimento antes de Lasseter se juntar ao estúdio, em janeiro deste ano.

A atriz enviou uma carta para a Skydance, falando sobre o impacto de sua decisão. Thompson disponibilizou a carta ao Los Angeles Times, mas não quis dar mais nenhum comentário. Representantes da Skydance também não comentaram sobre a carta até o momento. Leia a carta de Thompson abaixo, traduzida:

“Como vocês sabem, deixei a produção de ‘Luck’ – que será dirigido pelo maravilhoso Alessandro Carloni. É estranho para mim que você e sua companhia considerariam contratar alguém com o padrão de má conduta do Sr. Lasseter, especialmente em tempos onde espera-se que as pessoas que têm o seu poder [da Skydance] assumam a responsabilidade da mudança.

Eu percebi que a situação – que envolve muitos seres humanos – é complicada. No entanto, essas são as perguntas que eu gostaria de fazer:

Se um homem vem tocando mulheres inapropriadamente há décadas, por que uma mulher trabalharia com ele, se o único motivo pelo qual ele não está tocando-a agora é porque seu contrato diz que ele deve se comportar “profissionalmente”?

Se um homem fez com que as mulheres da sua companhia se sentissem desvalorizadas e desrespeitadas por décadas, por que as mulheres de sua nova companhia devem pensar que o respeito que ele as der não será nada além de uma atuação que seu representativo, seu terapista e seu acordo mandam? A mensagem parece ser: ‘Eu estou aprendendo a respeitar mulheres, então, por favor, sejam pacientes enquanto eu tento. Não é fácil.’

Está sendo dito muito sobre dar uma ‘segunda chance’ a John Lasseter. Mas, presume-se que ele está sendo pago milhões de dólares para receber essa segunda chance. Quanto os empregados da Skydance estão sendo pagos para DAR a ele essa segunda chance?

Se John Lasseter começasse sua própria companhia, a cada empregado seria dado a opção de dá-lo ou não uma segunda chance. Mas, os empregados da Skydance que não querem dá-lo essa segunda chance devem ficar e se sentirem desconfortáveis ou perderem seus empregos. Não deveria o John Lasseter perder o SEU emprego se os outros empregados não querem dá-lo uma segunda chance?

A Skydance revelou que nenhuma mulher assediada por John Lasseter recebeu um acordo com a Pixar ou a Disney. Mas dado todo o abuso que as mulheres sofreram, e denunciaram um homem poderoso, realmente acreditamos que não ter um acordo significa que o assédio nunca aconteceu, ou que o ambiente nunca foi hostil? Devemos nos sentir confortados em saber que mulheres que tiveram suas carreiras descarriladas por Lasseter NÃO receberam dinheiro?

Eu espero que essas questões tornem compreensível o meu nível de desconforto. Eu me arrependo de ter que sair do projeto, pois amo muito Alessandro e creio que ele é um diretor incrivelmente criativo. Mas só posso fazer o que sinto que é certo nesses tempos difíceis de transição e aumento de conscientização coletiva.

Eu sei que séculos da ideia de posse sobre os corpos das mulheres, quer elas queiram ou não [a fazer algo], não irá mudar do dia para a noite. Ou em um ano. Mas também sei que se pessoas que se pronunciarem – como eu – não tomarem decisões como esta, então as coisas dificilmente irão mudar rápido o suficiente para proteger a geração da minha filha.

Sinceramente,

Emma Thompson”

Essas perguntas vêm sido levantadas desde que foi noticiada a contratação de Lasseter, e também com as tentativas de outros homens de voltaram à indústria depois de acusações similares, como Kevin Spacey, que respondeu novas acusações formais de agressão com um vídeo interpretando Frank Underwood, seu personagem na série “House of Cards“, lançado no último mês de dezembro.

O próximo lançamento com participação de Emma Thompson é “MIB: Internacional”, com estreia prevista para 14 de junho de 2019 nos EUA.

Saiba Mais: , ,

Isa Madeira
@isabelapmadeira

Compartilhe


Notícias Relacionadas