Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 02 de outubro de 2018

Star Wars: Os Últimos Jedi | Motivação política esteve por trás de parte da recepção negativa do público, segundo estudo

Mais da metade dos tweets negativos sobre o filme foram motivados politicamente, e alguns nem foram feitos por humanos

Star Wars: Os Últimos Jedi | Motivação política esteve por trás de parte da recepção negativa do público, segundo estudo>

Um artigo acadêmico feito pelo pesquisador Morten Bay revela que metade das críticas dirigidas ao diretor de “Star Wars: Os Últimos Jedi“, Rian Johnson, teve motivação política. O artigo, intitulado “Weaponizing The Haters: The Last Jedi and the strategic politicization of pop culture through social media manipulation” (“Armando os Haters: Os Últimos Jedi e a politização estratégica da cultura pop por meio da manipulação das redes sociais“, em tradução livre), examina a resposta online sobre o controverso filme de 2017.

Segundo Bay, há evidências de medidas deliberadas e organizadas por influências políticas, disfarçadas de argumentos dos fãs:

“O objetivo provável dessas medidas é aumentar a cobertura da mídia sobre o conflito entre os fãs, aumentando e propagando ainda mais uma narrativa de discórdias e disfunções generalizadas na sociedade americana. Persuadir os eleitores dessa narrativa continua sendo uma meta estratégica para o movimento americano de alt-right, assim como para a Federação Russa.”

Na análise, a reação negativa está dividida em três campos: aqueles com agenda política, “trolls” e “fantagonistas reais” – os fãs verdadeiros de “Star Wars” – que não gostaram do filme. De acordo com o artigo, de todos os tweets relacionados ao filme, apenas 21.9% deles foram negativos. Destes, 50.9% foram motivados politicamente ou nem mesmo foram feitos por humanos.

Bay ainda escreve que vários desses usuários parecem ser trolls russos e que as reclamações sobre a politização da franquia refletem mais sobre os próprios fãs do que sobre a visão da Disney e da LucasFilm sobre os longas:

“Uma vez que as posições políticas e éticas apresentadas nos novos filmes são consistentes com os filmes mais antigos, é mais provável que a polarização da era Trump tenha politizado os fãs.”

Tomando conhecimento do lançamento do artigo, Rian Johnson compartilhou o tweet, acrescentando estar ansioso para lê-lo:

“O que a linha superior descreve é consistente com minha experiência online.”

“Star Wars: Os Últimos Jedi” estreou em dezembro de 2017 e arrecadou US$ 1,3 bilhões ao redor do mundo. O filme já está disponível nas plataformas digitais, inclusive em Blu-Ray.

Saiba Mais: ,

Raphael Teodoro
@phael_ph

Compartilhe


Notícias Relacionadas