Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sábado, 06 de janeiro de 2007

Diamante de Sangue

Com uma estética impecável, "Diamante de Sangue" é um verdadeiro exemplo de como unir o útil ao agradável: ser comercial, sem esquecer de ter um roteiro competente que consegue misturar bem o drama com a ação, criando cenas impressionantes, ajudadas pela maravilhosa fotografia e direção de arte.

Ambientado nos anos 90, durante a guerra civil que devastou Serra Leoa, o enredo gira em torno de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário do Zimbábue, e Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um pescador da etnia Mende. Depois de uma invasão inesperada da chamada Força Unida Revolucionária em sua aldeia, Solomon se separa de sua família e é levado a um campo de mineração para caçar diamantes e acaba encontrando um exemplar valiosíssimo que vai reger toda a história. Depois de mais um bombardeio, Solomon é preso e conhece Danny na cadeia, e este, por sua vez, descobre que Solomon enterrou o diamante e é ciente de que uma pedra dessas é bastante difícil de achar, além de ter a ambição pessoal de sair da África e camuflar-se dos tempos de repressão, violência e corrupção presentes. Então surge Maddy Bowen (Jennifer Connelly), uma jornalista americana idealista que está em Serra Leoa para desvendar a verdade por trás dos diamantes de sangue, aqueles que são comercializados ilegalmente e consumidos nas prateleiras das mais importantes joalherias do mundo, expondo a cumplicidade dos chefes da indústria das pedras, que optaram pelo lucro no lugar dos princípios. Maddy vai atrás de Archer como fonte para seu artigo, porém logo descobre que é ele quem precisa muito mais dela. Com a ajuda de Maddy, Archer e Solomon se embrenham por uma perigosa trilha dentro do território rebelde. Archer precisa de Solomon para encontrar e recuperar o valioso diamante rosa, enquanto Solomon precisa recuperar seu filho e reunir sua família mais uma vez.

Todo término de ano e começo do outro é um momento de maravilhas cinematográficas. O atraso dos filmões aqui no Brasil, se comparado às estréias estadunidenses, acaba concentrando os projetos todos nesta época, que é para realmente dar tempo de termos uma idéia dos indicados dos maiores prêmios da indústria do cinema, como o aclamado Globo de Ouro e o pop Oscar. "Diamante de Sangue" chega logo para abrir as expectativas dos cinéfilos de que uma boa safra de filmes está por vir, fazendo jus ao título de sétima arte. Abordar momentos históricos e transferir o público a um verdadeiro ensaio de uma guerra e, o mais importante, deixar a sensação de que aquilo foi (ou é) real não são novidades, mas o que venho notando é que, a cada nova produção do gênero, há uma necessidade maior em sair um pouco do lugar comum, mas alguns deles acabam caindo no exibicionismo performático feito somente para vender. "Diamante de Sangue" consegue se adequar bem ao bom filme comercial que sabe muito bem para o que veio. Com uma história realmente envolvente (apesar de longa demais), soube mesclar o lado histórico com cenas de ação bem elaboradas e uma linha dramática que se desenvolve bem, apesar de cair em maus gostos melodramáticos demais, que só demonstram desnível de personalidade de alguns personagens.

O diretor e produtor Edward Zwick tem conquistado seu reconhecimento aos poucos e pode fazer desse novo projeto o que vai consolidar sua competência. Depois de produzir filmes como "Shakespeare Apaixonado" e dirigir "O Último Samurai", parece que ele tem conseguido lidar bem com os roteiros que decide trabalhar. Em "Diamante de Sangue", Zwick consegue uma harmonia incrível com Eduardo Serra, o diretor de fotografia, outro com um currículo avançadíssimo que inclui "Corpo Fechado" e "Amor Além da Vida". Sabendo muito bem o que captar em cada plano, os diretores deram um toque bastante documental em cada cena, principalmente ao retratar a realidade dos vitimados da guerra em Serra Leoa, fato também que se repete ao rodar as cenas de ação e bombardeios. Tudo é muito real e bastante particular, sendo bem medido e tendo uma função prática dentro do longa. Algumas imagens poderiam certamente descansar horas na nossa tela que não seria suficiente para admirarmos por completo. Zwick e Serra conseguem não somente pontuar os acontecimentos e transições da história, mas ilustrar da melhor forma possível o enredo, que também dispõe de uma direção de arte ímpar. Toda a competência técnica dá uma sacudida na trama e a conduz de forma especialmente ousada, sem medo de ironizar e cutucar não só as feridas americanas, mas também mundiais, além de gerar diversas discussões sobre a facilidade de transformar a sociedade em um palco de guerras, onde os valores humanos são totalmente devastados pelas ambições dos poderosos.

O elenco está particularmente bem. Não só o principal, mas também o secundário. Em um filme de tal proporção, é bastante complicado fazer a ambientação da história de forma convincente, o que "Diamante de Sangue" faz perfeitamente. Em alguns momentos, até parece que o projeto foi realmente rodado paralelamente à guerra ocorrida nos anos 90, já que temos estereótipos tão magníficos de mocinhos, bandidos e afins. Leonardo DiCaprio deixou de ser somente aquele mocinho bonito e galã de "Titanic" ou "Romeu + Julieta". Em seus últimos trabalhos, o ator tem conseguido mostrar uma versatilidade incrível e talvez na pele de Danny Archer tenha atingido o ápice de sua maturidade artística, o que também pôde ser visto recentemente em "Os Infiltrados". DiCaprio possui uma presença cênica forte e consegue dar movimento ao seu personagem, apesar de sofrer com constantes atribulações do roteiro referente ao mal posicionamento de sua índole. Outro desnível ocorrido em relação ao personagem do loiro foi que seu sotaque característico e importante para entender algumas questões sociais dos protagonistas não conseguiu ser uniforme o suficiente para atingir este objetivo. O que é uma pena, já que DiCaprio se saiu tão bem construindo seu personagem. Ele bem que poderia ter evitado diminuir o nível de seu novo sotaque. Mas esse pequeno problema não quer dizer que sua atuação ficou prejudicada por completo.

Outro destaque surpreendente foi de Djimon Hounson. Representando a parte mais dramática da trama, é o exemplo do bom ator que precisa realmente de um papel de destaque para mostrar do que é capaz. Sempre mostrando corretamente seu desespero como pai em recuperar seu filho raptado pela Força Revolucionária, Hounson sabe como fazer o público entrar em desespero. Sua voz rouca acaba ajudando em seus pedidos por ajuda e seus gritos de tristeza. Infelizmente, tal reconhecimento não pode ser dado à belíssima Jennifer Connelly, prejudicada pelo roteiro, representando apenas "mais uma jornalista em busca de uma boa matéria". Seu personagem tinha tudo para ser de importância fundamental para o andamento (não só para o desfecho) de toda a trama, e não conseguiu se encontrar direito. Essa obsessão de que os filmes precisam de uma figura feminina e uma menção a uma relação romântica gerada entre uma guerra particularmente me irrita. Mesmo fugindo de alguns clichês, o roteiro fez mau uso do talento de Connelly, mas é inegável que, quando ela aparece em cena, realmente faz a diferença visual da película. Sempre com postura obstinada e precisa, ela representa os olhos de uma sociedade inconformada com todo aquele caos, fato este que também poderia ter sido desenvolvido, e acabou deixando para o público imaginar o porquê de ela estar ali.

Juntando um bom elenco com aspectos visuais fenomenais, que variam da maquiagem, a algum efeito especial simples (ou não!), "Diamante de Sangue" é mais do que um filme que tenta recriar uma situação vivida em algum momento da humanidade e passa a ser muito mais documental do que parece. Dos simples planos abertos à fotografia fenomenal, das metáforas às pretensões, a mescla dramática e aventureira foi fundamental para transportar o espectador aquele mundo caótico vivido em Serra Leoa, mostrando a determinação e o egoísmo das forças poderosas, mas também dos seus personagens, cada qual com seus objetivos. Sem ter medo de mostrar cenas louváveis, porém chocantes, o longa certamente irá agradar aqueles exigentes e obrigará os outros a terem um pouco de paciência. De qualquer forma, 2007 realmente começou bem e espero que vários outros diamantes venham no decorrer do ano.

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre