Cinema com Rapadura

OPINIÃO   segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Succession (HBO, 2ª Temporada): bilionários também choram?

Programa consegue manter os elementos de sucesso da primeira temporada, além de aprofundar os dramas e infortúnios da família Roy.

Em 1605, William Shakespeare escreveu uma das suas obras mais famosas, “Rei Lear”, na qual o governante da Bretanha, já idoso, decide dividir seu reino entre suas três filhas. A forma como essa divisão é feita envolve muito jogo político e conspirações na disputa pelo poder. Trazendo esse enredo para os dias atuais e misturando contendas corporativas dentro de um grande conglomerado de entretenimento, o britânico Jesse Armstrong desenvolveu para a HBO a série “Succession”. Se, na primeira temporada, se mostrou um show elogiável pelos seus rápidos diálogos, ótima fotografia e grande elenco, no seu novo ano consegue ser ainda melhor, desenvolvendo novos dramas dentro da família Roy na busca por manter o comando da Waystar Royco. Tudo isso, levou a produção a ganhar o prêmio de melhor série dramática no Globo de Ouro de 2020.

Em 2018, o foco da história foi a disputa entre os filhos de Logan (Brian Cox) para saber quem seria seu sucessor no império fundado pelo octogenário Roy. Em seu novo período, além dessa competição, vemos a Waystar sofrer as consequências dos atos de Kendall (Jeremy Strong) no final da temporada anterior. Sua tentativa de aquisição da empresa por parte de investidores externos – um claro golpe contra os próprios parentes, impedida pelo pai – e um escândalo sexual acobertado nos anos 1980 na divisão de cruzeiros da companhia, ameaçam o futuro da organização. Diante desses riscos, cabe agora aos quatro irmãos herdeiros tentarem uma difícil união para conservarem sua bela condição de vida e todo o poder conquistado pelo patriarca. Além de Kendall, Shiv (Sarah Snook) e Roman (Kieran Culkin) exercem papel central na narrativa e fornecem também dramas paralelos responsáveis por deixar a série mais complexa. Fruto do primeiro casamento de Logan, Connor (Alan Ruck) continua se mostrando sem interesse pelos negócios familiares, preferindo investir em uma improvável candidatura à presidência dos Estados Unidos, causando vergonha para os Roys.

Se não bastasse isso, como forma de se proteger dos investidores externos, o protagonista tem a ideia de comprar seu principal concorrente, o grupo PGM. Faz isso mesmo com as finanças debilitadas na empresa e com as opiniões contrárias de toda a família e diretoria, fato que rende um dos episódios mais surreais: todos do círculo do homem se mostram hesitantes em contar para o todo poderoso da Waystar sobre a inviabilidade desse negócio. Comédia e drama se misturam de modo perfeito em seus atos dentro desse arco narrativo.

Além de se basear em uma tragédia shakespeariana, o enredo também nos remete à história da família Murdoch, proprietária de um grande conglomerado de mídia conservador, incluindo vários veículos de comunicação famosos, como a Fox News, Wall Street Journal e Fox (recentemente vendida para a Disney). Ao decidir narrar sua história tendo como base uma empresa de mídia, Jesse Armstrong mostra que o mais importante, no caso dos Roys, é o poder e a possibilidade de influenciar a opinião pública, e, assim, conseguir lucrar muito com isso.

No estilo “Cidadão Keane”, Logan Roy é visto quase como uma cópia de Charles Foster Kane, manipulando o discurso público, derrubando adversários das maneiras mais sujas possíveis e usando, inclusive seus filhos para isso, sem pensar nas consequências. A atuação de Brian Cox combina momentos intempestivos, com o uso de muitos palavrões, com cenas contemplativas, o que lhe rendeu o prêmio de melhor ator em série dramática no último Globo de Ouro. Importante destacar aqui a atuação de Jeromy Strong no papel do transtornado Kendall, que após participar de uma tragédia no final da primeira fase do programa, se transforma em outra pessoa. Ele consegue, quando perto do pai, passar o sentimento do filho com medo: gagueja o tempo inteiro, mostra total insegurança na sua fala e, alguns minutos depois, longe do patriarca, se torna alguém duro e decidido a colocar seus planos em prática. Projetos esses responsáveis por um belo plot twist no final da temporada, já deixando os telespectadores curiosos para a terceiro ano, já confirmado pela HBO.

Reunindo comédia e drama, a obra é para ser consumida durante cada segundo dos seus sessenta minutos médios por episódio. Todo diálogo tem alguma dose de ironia e sarcasmo. Outro destaque marcante vai para a trilha sonora composta por Nicholas Britell, responsável por dar nova roupagem para músicas clássicas – típica das famílias mais nobres –, ao agregar composições de piano e violino com batidas de Rap. O tema de abertura do programa não sai mais da cabeça por um bom tempo e aparece em várias partes do show, sempre em novas versões, conforme o momento e o personagem em tela.

A vida de poderosos é retratada não se importando com as pessoas comuns, tendo preocupações muito específicas, mas mesmo assim sofrendo e se estressando. Eles são capazes de tudo para se manter ditando as regras do jogo, até puxar o tapete da família. Então, isso torna “Succession” excepcional e capaz de nos fazer ter empatia por aqueles bilionários por pouco tempo, mas consegue.

Filipe Scotti
@filipescotti

Compartilhe