Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Lee Unkrich, diretor de Toy Story 3 e Viva – A Vida é uma Festa, deixa a Pixar após 25 anos

O diretor está saindo para focar em sua família e outros interesses.

Lee Unkrich, diretor de Toy Story 3 e Viva – A Vida é uma Festa, deixa a Pixar após 25 anos>

Em declaração exclusiva ao The Hollywood Reporter, Lee Unkrich, diretor de “Toy Story 3” e Viva – A Vida é uma Festa“, anunciou que está saindo dos estúdios da Pixar.

Unkrich está no estúdio da Califórnia, Emeryville, há 25 anos, tendo se juntado à Pixar durante a produção de “Toy Story”, servindo como editor do filme. Ele co-dirigiu clássicos da companhia, como “Toy Story 2”, “Monstros S.A.” e “Procurando Nemo”, e mais tarde dirigiu “Toy Story 3”, que faturou mais de um bilhão de dólares. O diretor informou sua decisão a seus colegas da Pixar na sexta-feira (18):

“Eu não estou saindo para fazer filmes em outro estúdio; ao invés disso, estou ansioso para passar um tempo mais que necessário com minha família, e ir atrás de outros interesses que foram deixados de lado.”

Fontes associadas ao The Hollywood Reporter informam que a saída de Unkrich foi amistosa, e sua carreira na Pixar terminou em uma nota positiva, já que “Viva – A Vida é uma Festa” faturou US$807 milhões no mundo todo e recebeu o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2018. O diretor disse não ter começado nenhum novo projeto após isso.

Atualmente, tanto a Pixar quanto a indústria de animação vêm passando por um período de mudanças. O mentor de Unkrich e co-fundador da Pixar, John Lasseter (“Carros 2”), deixou a companhia após acusações de assédio, e agora será diretor da Skydance Animation.

Os colegas de Unkrich na Pixar elogiaram o diretor em suas despedidas, como é o caso do diretor Pete Docter (“Divertida Mente“) que assumiu a co-direção da Pixar após a saída de Lasseter:

“Lee chegou na Pixar enquanto estávamos fazendo ‘Toy Story’, e ele teve um efeito profundo em todos os filmes da Pixar desde então. Ele literalmente ensinou a nós, cineastas estreantes, sobre cena, composição, e cortes. Sua arte e habilidade como um editor e co-diretor se tornaram grandes razões pela alta qualidade de nossos filmes, e quando Lee se tornou diretor, sua habilidade de encontrar humor profundo e emoção o permitiu criar uns dos filmes mais fortes que já fizemos.”

Jim Morris, presidente da Pixar, acrescentou:

“Se você olhar para o alcance do cinema contemporâneo, é difícil encontrar alguém mais brilhante na arte de se fazer um filme do que Lee Unkrich. Ele se tornou uma peça-chave para elevar cada um dos filmes da Pixar.”

O presidente da Walt Disney Studios, Alan Horn, também comentou a saída de Ulkrich:

“Lee deixou uma marca incrível no mundo do cinema, e somos muito gratos pela paixão e talento que ele trouxe para cada filme em que ele trabalhou. Ele sempre será parte da família Disney-Pixar, e nós sentiremos sua falta.”

Saiba Mais: , ,

Isa Madeira
@isabelapmadeira

Compartilhe


Notícias Relacionadas