Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 16 de março de 2018

Presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é investigado por assédio sexual

Academia recebeu 3 acusações contra John Bailey.

Presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é investigado por assédio sexual>

John Bailey, o atual presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, recebeu acusações de assédio sexual na última quarta-feira (14) e já está sendo alvo de investigações.

Conforme noticiado com exclusividade pela Variety, a Academia recebeu 3 denúncias contra Bailey e prontamente começou a investigar o caso. Em dezembro de 2017, o órgão estabeleceu um código de conduta apontando que os membros da organização poderiam ser alvo de medidas disciplinares ou até mesmo expulsos por práticas como abuso, assédio e discriminação. Caso as acusações sejam confirmadas e Bailey acabe sendo forçado a deixar seu posto, a presidência da Academia seria assumida em caráter temporário até as eleições de julho por Lois Burwell, maquiadora veterana e ganhadora do Oscar por “Coração Valente”, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da instituição.

Conhecido por seus trabalhos como cineasta e diretor de fotografia, John Bailey foi eleito presidente da Academia em agosto de 2017, e seu mandato foi marcado por uma mudança histórica na forma pela qual a instituição lida com as condutas de seus membros, com destaque para a expulsão do produtor Harvey Weinstein poucos dias após o The New York Times ter publicado uma reportagem que envolvia Weinstein em casos de estupro e de assédio sexual. Ainda sob o comando de Bailey, a Academia substituiu o ator Casey Affleck, que já teve seu nome ligado a 2 casos de assédio sexual, na função de apresentador do Oscar de Melhor Atriz deste ano.

Uma eventual confirmação de que John Bailey realmente é responsável pelos assédios de que ele é acusado, seria uma verdadeira mácula no que aparentava ser um legado positivo para que a indústria cinematográfica como um todo se posicionasse contra esse tipo de conduta. Até o momento, Bailey não se manifestou publicamente acerca das acusações.

Saiba Mais: , ,

João Antônio
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas