Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 14 de março de 2018

Matt Damon e Ben Affleck adotarão cláusula de inclusão nos projetos de sua produtora

Atores seguem os passos de Michael B. Jordan, que já havia se posicionado sobre a cláusula de inclusão na semana passada.

Matt Damon e Ben Affleck adotarão cláusula de inclusão nos projetos de sua produtora>

Duas semanas após o discurso histórico da atriz Frances McDormand (“Três Anúncios Para Um Crime“) no Oscar 2018,  os atores Matt Damon (“Pequena Grande Vida“) e Ben Affleck (“Liga da Justiça“) anunciaram que eles adotarão a cláusula de inclusão em todos os projetos futuros de sua produtora, a Pearl Street Films. O anúncio foi feito no Twitter da produtora Fanshen Cox DiGiovanni. Veja abaixo:

“Michael B. Jordan, obrigada por sempre apoiar maior representação na indústria. Em nome da Pearl Street Films, Matt Damon, Ben Affleck, Jennifer Todd, Drew Vinton e eu vamos adotar a cláusula de inclusão em todos os nossos projetos daqui para frente.”

O termo faz referência a uma cláusula contratual desenvolvida pela University of Souther California, de acordo com a qual “mulheres, pessoas de cor, portadores de necessidades especiais e membros da comunidade LGBT e outras comunidades marginalizadas, que não são tradicionalmente representados de forma adequada, sejam retratados em cena em proporção à sua presença em meio à população“.

Muito se discute acerca disso, após Frances McDormand mencionar a cláusula contratual em seu discurso na cerimônia do Oscar, após vencer o prêmio de Melhor Atriz. Após clamar por igualdade nas condições de trabalho entre homens e mulheres na indústria cinematográfica, ela encerrou sua fala com as palavras “inclusion rider“, causando repercussão, muito ainda por conta do desconhecimento deste mecanismo.

Damon e Affleck seguiram os passos do ator Michael B. Jordan (“Pantera Negra“), que já havia se posicionado publicamente na semana passada sobre o assunto, comprometendo-se a empregar a cláusula em seus contratos futuros.

Saiba Mais: ,

Boo Mesquita
@boomesquita

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas