Cinema com Rapadura

OPINIÃO   terça-feira, 29 de janeiro de 2008

10 Coisas Que Eu Odeio Em Você (1999): um Heath Ledger apaixonante

Comédias românticas existem para provocar paixões adolescentes e desejos de que os personagens fossem reais. Inspirado em "A Megera Domada", de William Shakespeare, "10 Coisas Que Eu Odeio Em Você" carrega o mérito, e não o peso, de ser um autêntico "chick flick" e de ter apresentado ao mundo o talento de Heath Leadger.

Shakespeare escreveu as mais belas histórias da humanidade. Seus textos permanecem modernos e interessantes mesmo após séculos de afastamento. Não é por acaso que Hollywood constantemente se inspira no dramaturgo inglês para realizar histórias de amor modernas e comédias diversas.

“A Megera Domada” é um dos textos usados com exaustão. A história de uma jovem que impede o casamento de sua irmã mais nova afastando todos os homens que tentam se aproximar dela diverte desde o século XVI até o século XXI. É em uma das primeira comédias escritas por Shakespeare, portanto, que “10 Coisas Que Eu Odeio em Você” se inspira e transfere o conflito entre Katherine, Petrucchio e Bianca à 1999, em um colégio norte-americano.

Kat é rebelde e solitária. Qualquer tentativa de aproximação por um homem é rebatida quase imediatamente. A resistência de Kat prejudica diretamente Bianca, sua irmã mais nova. A regra na casa dos Stratford é: se Kat não namora, Bianca não namora.

A delicadeza de Bianca, completamente oposta à atitude nervosa de Kat, atrai a maioria dos garotos da escola Pádua, onde estudam as meninas. Entretanto, quem quiser levar Bianca ao baile de formatura deverá também garantir que Kat esteja presente. É por isso que Joey Donner, interpretado por Andrew Keegan, resolve pagar alguém para conquistar a megera.

A versão moderna de Petrucchio é Patrick Verona, o primeiro papel de Heath Ledger em Hollywood, recém-chegado aos Estados Unidos e com apenas 20 anos. Patrick é misterioso e charmoso e, apesar das atitudes ligeiramente grosseiras, conquista Kat com facilidade. A performance de Ledger conquistou novos papéis e, principalmente, o coração de muitas adolescentes ao redor do mundo. “Can’t Take My Eyes Off You” se tornou uma canção popular e o motivo do sonho de serenata para muitas espectadoras. Ledger caminha pela arquibancada do ginásio acompanhado de uma banda e, quando corre dos seguranças, arranca suspiros femininos.

“10 Coisas Que Eu Odeio Em Você” é um filme feito para mulheres, o chamado “chick flick”, em inglês. Não foi feito para provocar profundas reflexões sobre a natureza humana ou motivar mudanças de vida. É uma história mais do que perfeita para assistir esperando diversão, pura e simplesmente. “10 Coisas Que Eu Odeio Em Você” pode parecer superficial demais ou escapista ao extremo, mas traduz Shakespeare de uma maneira que poucas companhias profissionais de teatro conseguem. Shakespeare escreveu sobre jovens e construiu uma comédia sobre o amor e sobre opostos. Ao transformar o clássico do século XVI em uma aventura moderna de 1999, o diretor Gil Junger atinge o público que Shakespeare deveria atingir: o público jovem.

Heath Ledger começou sua carreira como galã adolescente nesse longa-metragem e, por mais que não gostasse do título, foi um dos melhores galãs dos anos 90. Ele conseguiu manter o interesse das fãs e ainda garantir papéis mais sérios e artisticamente desafiadores. Sua interpretação de Patrick, apesar de não ser seu melhor trabalho no cinema, demonstra um talento além do rótulo e uma dedicação além do texto.

Em “10 Coisas Que Eu Odeio Em Você” é impossível não se apaixonar por Heath Ledger ou compreender Kat Stratford. Por fim entendemos que é realmente mais difícil amar todos aqueles defeitos que tornam um ser humano real, mas, quando as 10 coisas que odiamos no outro se tornam tão insignificantes que passamos a enxergá-las como qualidades, aí sim se pode dizer que é amor.

Lais Cattassini
@

Compartilhe