Cinema com Rapadura

OPINIÃO   sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Carga Explosiva 2

"Carga Explosiva 2" vem com força total, com mais lutas, explosões e perseguições. Apesar disso tudo, o filme não agrada tanto e parece mais uma imitação dos filmes de Jackie Chan.

Para nossa felicidade, "Carga Explosiva 2" é mais uma seqüência onde o diretor, roteiristas e produtores acertaram o dedo. Calma, não vá pensando que o filme é aquela maravilha, mas ele diverte. O longa tem mais ação, mais adrenalina, mas é tanta, que parece um filme de James Bond, e as lutas lembram mais filmes do Jackie Chan. Quer você queira ou não, passa pela sua cabeça: "o que esse inglês quer lutando como o Jackie Chan?". Ele luta bem, bem até demais, mas agora passa outra coisa na sua cabeça: "eu já vi isso em algum lugar". Ele bate, leva, cai no chão, é arrastado no asfalto, mas sempre sai sem nenhum arranhão. Mas, o filme diverte.

A história possui uma trama mais complicada e um enredo mais exigente, mas nem por isso deixa de ser tolo. Pra felicidade dos cuecas de plantão, resolveram incluir uma loira bonitona, semi-nua, atirando pra todos os lados. Escolher mulheres bonitas para o elenco deve ser algo padrão para filmes de ação, e esse não foge à regra. No primeiro, temos a linda Shu Qi, modelo de rostinho meigo que possui incríveis cinqüenta e um filmes na carreira. Já no segundo, contrataram a também linda, Kate Nauta. Estreante no mundo cinematográfico, inexperiente até demais, totalmente dispensável nas cenas que não precisam de seu corpo semi-nu.

Jason Statham volta na pele do ex-agente federal Frank Martin. Dessa vez atuando nos EUA, o mesmo trabalha como motorista. Com um carro de última geração, protegido por todos os lados, com código secreto para ser acionado, para levar um simples garotinho à escola. Quando tal garotinho, vivido por Hunter Clary, é seqüestrado, Frank se vê responsável por trazê-lo de volta. Só então ele percebe que há uma ação terrorista sendo trabalhada por trás do seqüestro.

Luc Besson que encabeça a dupla de roteiristas do filme, poderia deixar a ação de "Carga Explosiva" um pouco de lado e trabalhar em algo novo. Quem não lembra dos ótimos "Nikita – Criada Para Matar", "O Profissional" com Jean Reno e Natalie Portman e o divertidíssimo "O Quinto Elemento" com Bruce Willis? Sim, todos eles são de Luc Besson. Fora seus excelentes dramas "Imensidão Azul" e "Joana D'arc". Infelizmente, Luc Besson não está na sua melhor fase, mas claro que nós cinéfilos sempre temos esperança de que tudo voltará ao normal.

O filme diverte, fora isso nada mais. Reparem na cena da bomba no carro, com certeza você pensará da mesma forma que eu. A frase "que coisa mentirosa" ecoará por sua cabeça por um longo tempo. Jason Statham é excelente para filmes de ação, mas o mesmo se enquadra melhor em papéis sérios e introvertidos. Quem já pôde conferir os filmes de Guy Ritchie, "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes" e "Snatch: Porcos e Diamantes" sabe do que estou falando.

Quem estiver interessado em um James Bond menos galanteador, mas com ação igualmente absurda e exagerada, vale a pena conferir. Se estiver interessado em lutas bem elaboradas como as de Jackie Chan, vá até a locadora e aluge "Arrebentando em Nova York", você ficará mais satisfeito.

Bruno Sales
@rmontanare

Compartilhe

Saiba mais sobre