Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 13 de julho de 2023

Sindicato dos Atores dos EUA entra em greve junto ao WGA pela primeira vez desde 1960

Principais demandas são pelo pagamento de residuais de produções de streaming, regulamentação do uso de IA, entre outras.

Sindicato dos Atores dos EUA entra em greve junto ao WGA pela primeira vez desde 1960>
(Imagem: Getty Images)

As negociações entre o Sindicato dos Atores dos EUA (SAG-AFTRA) e a Aliança dos Produtores de Filme e Televisão de Hollywood (AMPTP) se encerraram nesta quarta-feira (12), e não levaram a um acordo entre as partes. Com isso, a greve dos atores é tida como inevitável, devendo começar em questão de horas (via Variety).

Embora os detalhes específicos não tenham sido divulgados, comunicados internos do SAG-AFTRA enfatizam a necessidade de melhores salários, contribuições mais fortes para o fundo de pensão e saúde do sindicato e os residuais dos serviços de streaming a serem alinhados aos tradicionalmente pagos por produções teatrais e de televisão. O sindicato também está buscando maior regulamentação de “audições autogravadas”, que se tornaram uma norma da indústria. Em vez de ir a uma sala de elenco e ser gravado, os atores esperançosos agora estão sendo solicitados a gravar a si mesmos, sobrecarregando os atores que precisam fornecer o equipamento de gravação e encontrar seu próprio parceiro de cena.

Por him, há a questão da inteligência artificial. Um futuro em que os trabalhadores criativos são substituídos por IA generativa parece mais próximo do que nunca, e os atores podem estar em grande risco. Os atores de locução já relatam a concorrência de performances geradas por IA. Nas redes sociais, o apoio aos sindicatos do entretenimento é forte, mas vídeos que usam narração de IA no lugar de atores ainda se tornam virais, sem nenhum sentido real de contradição.

O SAG-AFTRA tem um contrato geral com a AMPTP, cujos membros incluem todos os principais estúdios e streamers. O contrato é renegociado a cada três anos e regula os trabalhos de atuação do setor. O Sindicato dos Roteiristas de Hollywood (WGA), que representa roteiristas de cinema e televisão, e o Sindicato dos Diretores de Hollywood (DGA), que representa diretores (e assistentes de direção, segundos assistentes de direção, etc.), também trabalham com contratos de três anos. com a AMPTP. E, por muitos anos, os contratos foram sincronizados para que todos expirassem de forma consecutiva, começando pelo WGA.

A greve dos roteiristas americanos, agora em seu terceiro mês, já encerrou muitas produções baseadas nos EUA, e uma greve simultânea de atores interromperá qualquer produção remanescente filmada no exterior com talentos SAG-AFTRA.

Uma greve do SAG-AFTRA ainda traz impacto internacional: muitos dos principais problemas que afetam escritores e atores dos EUA, como inteligência artificial e resíduos de streaming, são compartilhados por seus colegas internacionais, que também operam em um cenário de conteúdo cada vez mais globalizado. Até agora, os sindicatos locais demonstraram solidariedade e apoio sem precedentes ao WGA e ao SAG-AFTRA e, embora não possam autorizar tecnicamente suas próprias greves, os membros do setor prevêm uma pressão incalculável sobre os artistas para derrubar as ferramentas, independentemente de suas afiliações sindicais.

Saiba Mais: ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas