Avatar 2 | James Cameron detalha árduo processo de filmagens debaixo d’água
Para alcançar o realismo desejado, a sequência exigiu anos de pesquisa tecnológica e meses de treinamento de atores para prender a respiração por longos períodos.
Com o encerramento das filmagens de “Avatar 2”, o diretor James Cameron revelou detalhes sobre o processo de filmagem, que ele descreve como “meio maluco”. A sequência é ambientada principalmente debaixo d’água. O processo inovador de captura de movimento desenvolvido para o primeiro “Avatar” não foi projetado para funcionar em ambiente aquático. Logo, anos de pesquisa tecnológica foram necessários para criar uma maneira de registrar com precisão os movimentos e expressões dos atores enquanto submersos. Sobre este primeiro desafio, Cameron declarou (via EW):
“Meus colegas de produção realmente pressionaram para que utilizássemos a técnica ‘dry for wet’, pendurando os atores em fios [num ambiente seco, posteriormente simulando estarem debaixo d’água]. Eu disse: ‘Não vai funcionar. Não vai parecer real.’ Até os deixei fazerem um teste, onde filmamos em ‘dry for wet’ e depois filmamos [diretamente] na água […] A diferença foi brutal.”
Grande parte das filmagens ocorreram em um tanque contendo 900.000 galões de água – construído especificamente para este fim -, com a capacidade de imitar as correntes do oceano e as ondas quebrando. Muitos dos membros do elenco se prepararam obtendo o certificado de mergulhadores. No entanto, as bolhas de ar resultantes do equipamento de mergulho interferiam no processo de captura de suas performances. A solução encontrada foi treinar com profissionais que dominassem a técnica de prender a respiração por alguns minutos, como demonstrado em foto de bastidores (veja abaixo). Cameron contou ainda com a ajuda de especialistas em dança subaquática e ginástica.
Além de imagens do processo de produção, uma nova arte conceitual também foi divulgada:
Cameron espera que o público ainda se conecte com o mundo que criou e que agora se expande, e se interesse em conhecer a geografia diversificada de Pandora. O cineasta entende que “se [o primeiro] ‘Avatar’ não tivesse feito tanto dinheiro, nunca faríamos [continuação]”. A bilheteria do novo longa é uma preocupação do diretor, que afirma:
“A grande questão é: vamos ganhar algum dinheiro? Filmes grandes e caros têm que render muito dinheiro. Estamos em um novo mundo pós-COVID, pós-streaming. Talvez esses números [de bilheteria alcançados com o primeiro filme] nunca mais sejam vistos. Quem sabe? É tudo um grande lançar de dados”.
“Avatar 2” irá apresentar os Metkayina, um novo clã Na’vi liderado por Tonowari (Cliff Curtis). Além disso, também conheceremos Javier “Spider” Socorro (Jack Champion), uma criança humana nascida no complexo militar de Hell’s Gate. O filme também apresentará os filhos de Jake Sully e Neytiri e crianças dos Metkayina.
O elenco dos próximos longas conta com os retornos de Sam Worthington, Zoe Saldana, Joel David Moore, Dileep Rao e Giovanni Ribisi; além da adição de Jemaine Clement, Brendan Cowell, Kate Winslet, Oona Chaplin, Edie Falco e Michelle Yeoh. Sigourney Weaver declarou que voltará para a saga e irá interpretar personagens diferentes da que interpretou no primeiro longa. Vin Diesel também indicou que pode participar da franquia.
As sequências são produzidas por Cameron e Jon Landau, por meio da Lightstorm Entertainment. Os roteiros de todas as continuações são escritos por Cameron em parceria com Josh Friedman no segundo filme; Rick Jaffar e Amanda Silver no terceiro; e Shane Salerno no quarto e quinto filmes.
Após uma série de adiamentos, o lançamento de “Avatar 2” agora está programado para 16 de dezembro de 2022; “Avatar 3” para 20 de dezembro de 2024; “Avatar 4” para 18 de dezembro de 2026; e “Avatar 5” para 22 de dezembro de 2028.
Saiba Mais: Avatar: O Caminho da Água, James Cameron