Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 04 de setembro de 2020

Tributo a Chadwick Boseman – veja as homenagens da família de Pantera Negra, Marvel, e outras celebridades

Ator faleceu há uma semana e amigos, artistas e fãs têm deixado suas mensagens de admiração ao eterno Rei.

Tributo a Chadwick Boseman – veja as homenagens da família de Pantera Negra, Marvel, e outras celebridades>

Nesta sexta (4), completa-se uma semana da morte de Chadwick Boseman. O ator de 43 anos lutava em sigilo contra um câncer de cólon e não resistiu, vindo a falecer em 28 de agosto. O dia é simbólico por diversos motivos ligados a Chadwick e a seu legado.

No dia 28 foi comemorado o Jackie Robinson Day, em celebração ao primeiro jogador de beisebol negro da grande liga, que Boseman interpretou no filme “42 – A História de uma Lenda”; foi também o dia do aniversário de Jack Kirby, o criador do Pantera Negra; o dia foi aniversário da Marcha de Washington em 1963, em que Martin Luther King fez seu imponente discurso do “Eu tenho um sonho”; e foi o dia da morte de Emmett Till em 1955, jovem afro-americano que foi torturado e morto por ter assobiado para uma mulher branca.

O tweet com a notícia da morte de Chadwick em sua conta se tornou o mais curtido da plataforma. E desde então diversos amigos, artistas e fãs têm feito homenagens ao ator. “Pantera Negra” foi exibido em diversos canais, inclusive no Brasil pela Globo, e depois da exibição do filme na ABC, canal da Disney, foi feito um tributo com depoimentos de várias celebridades. Um vídeo da Marvel logo em seguida também publicado nas redes sociais. Assista aqui.

Abaixo, compilamos algumas das declarações dos amigos de Chadwick, começando pela família de “Pantera Negra”, os colegas da Marvel e outras figuras importantes do meio.

[ATUALIZAÇÃO – 08/09] A atriz Lupita Nyong’o, que interpretou Nakia no filme da Marvel, publicou nesta terça-feira em suas redes sociais uma mensagem sobre seu amigo:

A notícia de sua morte é um soco no estômago todas as manhãs. Eu estou ciente de que todos somos mortais, mas você encontra algumas pessoas na vida que possuem uma energia imortal, que parece que eles existiram antes, que é aqui que eles sempre devem estar, que parecem eternos. Chadwick foi uma dessas pessoas. 

Eles praticava não ir contra si mesmo. Ele parecia amar a si mesmo; ele expressava quem ele realmente era, mesmo quando isso queria dizer que ele não sorrisse quando você achava que ele devia. Ele aceitava a si mesmo. E talvez seja por isso que ele era capaz de amar tantos, tão profundamente. E ele usava seu corpo de toda forma que conseguia. Ele fazia suas próprias cenas de ação, dançava a noite toda, pratica artes marciais, a lista continua. Ele amava, honrava e respeitava seu corpo, fazendo com ele mais do que muitos. E fazendo isso, ele assumiu o risco de estar vivo, plenamente vivo. Então parece que foi a vida que desistiu de Chadwick muito antes de Chadwick desistir da vida. 

A morte de Chadwick não é algo que eu consigo aceitar ou seguir em frente por enquanto. Talvez com o tempo… Eu levarei meu tempo… e em sua honra, eu prometo não desperdiçar meu tempo. Eu espero que você faça o mesmo.

Ryan Coogler

Em declaração publicada através do site da Marvel, o diretor de “Pantera Negra” começa dando seus pêsames para família de Chadwick. Depois, conta sobre um determinado momento antes de concordar em dirigir o filme. Ele herdou a escalação de Chadwick dos Irmãos Russo em “Capitão América: Guerra Civil”, e se diz grato por isso. Fala como viu a cena entre ele e John Kani, o rei T’Chaka, e como eles falavam a língua Xhosa, de Kani. Eles adotaram essa língua como a oficial de Wakanda, e Chadwick aprendeu a falar tudo no dia para a cena em “Guerra Civil”. E o ator estava decidido a manter um sotaque para o personagem, mostrando que o dialeto do rei africano não havia sido conquistado pelo Oeste. Ele então conheceu o ator em 2016, quando aceitou dirigir o filme.

“Quando estávamos nos preparando para o filme, ele ponderava cada decisão, cada escolha, não só sobre como isso se refletiria nele mesmo, mas como essas escolhas iriam reverberar. ‘Eles não estão prontos para o que estamos fazendo’, ele dizia, ‘Isso é Star Wars, Senhor dos Anéis, mas para nós, e maior’. Eu acenava e sorria, mas eu não acreditava nele. Eu não tinha ideia se o filme ia funcionar. Eu não tinha certeza se eu sabia o que eu estava fazendo. Mas eu olho para trás e percebo que Chad sabia algo que nós não. Ele estava jogando o jogo longo. Tudo isso enquanto trabalhava. E ele trabalhou”.

Coogler então continua falando sobre como Chadwick foi para audições de papéis menores, como os de Winston Duke como M’Baku e Letitia Wright como Shuri. Falou como Chadwick discutia cenas e como melhorá-las. E então diz que ele não sabia de sua doença, e percebeu que Chadwick esteve doente por todo esse tempo que eles se conheciam.

“Eu passei o ano passado inteiro me preparando, imaginando e escrevendo palavras para ele dizer, que nós não estávamos destinados a ver. Me deixa quebrado saber que eu não poderei ver outro close nele no monitor novamente, ou andar até ele e pedir por outro take. Mas dói ainda mais saber que nós não teremos outra conversa”.

“Em culturas africanas, nós geralmente nos referimos aos nossos entes queridos que já se foram como ancestrais. Eu tive o privilégio de dirigir Chad como T’Challa se comunicando com os ancestrais de Wakanda. Não é segredo para mim agora como ele foi capaz de fazer isso tão habilmente. É com um coração pesado e com um senso profundo de gratidão de ter estado em sua presença que eu tenho que reconhecer o fato de que Chad agora é um ancestral. E eu sei que ele irá nos proteger, até nos encontrarmos novamente.”

Letitia Wright

A atriz que interpretou a irmã de T’Challa, a princesa Shuri, postou um lindo vídeo narrado, “para meu irmão”, diz a legenda. Assista abaixo:

View this post on Instagram

🕊🕊🕊

A post shared by letitiawright (@letitiawright) on

Veja as publicações e depoimentos de outros membros do elenco de “Pantera Negra” abaixo:

Michael B. Jordan

View this post on Instagram

I’ve been trying to find the words, but nothing comes close to how I feel. I’ve been reflecting on every moment, every conversation, every laugh, every disagreement, every hug…everything. I wish we had more time. One of the last times we spoke, you said we were forever linked , and now the truth of that means more to me than ever. Since nearly the beginning of my career, starting with All My Children when I was 16 years old you paved the way for me. You showed me how to be better, honor purpose, and create legacy. And whether you’ve known it or not…I’ve been watching, learning and constantly motivated by your greatness. I wish we had more time. Everything you’ve given the world … the legends and heroes that you’ve shown us we are … will live on forever. But the thing that hurts the most is that I now understand how much of a legend and hero YOU are. Through it all, you never lost sight of what you loved most. You cared about your family , your friends, your craft, your spirit. You cared about the kids, the community, our culture and humanity. You cared about me. You are my big brother, but I never fully got a chance to tell you, or to truly give you your flowers while you were here. I wish we had more time. I'm more aware now than ever that time is short with people we love and admire. I’m gonna miss your honesty, your generosity, your sense of humor, and incredible gifts. I’ll miss the gift of sharing space with you in scenes. I’m dedicating the rest of my days to live the way you did. With grace, courage, and no regrets. “Is this your king!?” Yes . he . is!  Rest In Power Brother.

A post shared by Michael B. Jordan (@michaelbjordan) on

Eu tenho tentado encontrar as palavras, mas nada chega perto de como eu me sinto. Eu tenho refletido sobre cada momento, cada conversa, cada riso, cada discordância, cada abraço… tudo. Eu queria que tivéssemos mais tempo.

Em uma das últimas vezes em que conversamos, você disse que nós estávamos conectados para sempre, e agora a verdade disso significa mais pra mim do que nunca. Desde que comecei minha carreira, você pavimentou o caminho para mim. Você me mostrou como ser melhor, a honrar o propósito, a criar um legado. E quer você saiba ou não, eu tenho observado, aprendido e constantemente sido motivado pela sua grandeza. Eu queria que tivéssemos mais tempo.

Tudo que você deu ao mundo, as lendas e heróis que você nos mostrou que nós somos, irão viver para sempre. Mas o que mais dói é eu agora entender o quanto VOCÊ era uma lenda. Através de tudo, você nunca perdeu de vista aquilo que você mais amava. Você se importava com sua família, seus amigos, seu trabalho, seu espírito. Você se importava com as crianças, a comunidade, a cultura e a humanidade. Você se importava comigo. Você é meu irmão mais velho, mas eu nunca tive a chance de dizer a você, ou de dar suas flores enquanto você estava aqui. Eu queria que tivéssemos mais tempo.

Eu estou ciente agora mais do que nunca de que o tempo com quem a gente ama é curto. Eu sentirei falta de sua honestidade, sua generosidade, seu senso de humor, e seu incrível talento. Eu sentirei falta do presente que era compartilhar o mesmo espaço que você em cenas. Eu dedicarei o resto dos meus dias a viver como você viveu. Com graça, coragem, e sem arrependimentos. “É este seu rei?” Sim, ele é. Descanse em poder, irmão.

Andy Serkis

É inconcebível pensar que você não está mais conosco, Chad. O mundo precisa de você agora, talvez mais do que nunca. Um líder natural que eloquentemente e apaixonadamente procura a verdade e a defende, cuja arte e vida irá brilhar como um farol de inspiração por gerações adiante.

Sterling K. Brown

Eu não tenho palavras. Descanse em paz, irmão. Obrigado por tudo que você fez enquanto esteve aqui. Obrigado por ser um amigo. Você é amado. Sentiremos sua falta.

Winston Duke

View this post on Instagram

How do I start to honor a man who I saw as a giant in many ways; with whom I thought I had so much more time…I am absolutely devastated by the loss of my friend and hero, Chadwick Boseman… I feel sick … I’m in pain and I can’t belive he’s gone. Chadwick was a lightning rod for me… he gave me direction… when I saw “42”, I said, I could be like THIS guy. I knew I belonged because I could see myself in you… that’s what heroes do… they seem familiar because they make it possible for us to see our potential best selves demonstrated through them… Through seeing Chad’s work, I was able to say, “I could be just like you one day“ and when I saw you in person for the first time… at my audition for Black Panther, you acknowledged me and my dream by saying, “he’s ready”! Man, your words that day made me feel like my dream was finally real! Chadwick then proceeded to show us collectively everyday on set what it was to be a leading man. Not only through his work but by how he welcomed and created a space for all of us to feel safe, open and bold … You even worked with me 1 on 1, on our scenes, so that we could get it right, well before the day of the filming ….Chadwick, Thank you! Chadwick, you are the best…you are me and I’m you and we are all one! Thanks for being someone I could look up to on and off screen … your calm confidence was inspiring and exemplary. Thanks for sharing with me… you go ahead …you did your job and did it well! You will NEVER be forgotten. Your heroism is now legend. We’ll carry the load and honor your legacy, the rest of the way! Bless King! #chadwickboseman #wakandaforever

A post shared by Winston Duke (@winstoncduke) on

Eu estou sofrendo e não acredito que ele se foi. Chadwick era um para raios para mim, ele me dava direção. Quando eu vi ’42’, eu pensei que eu poderia ser aquele cara. Eu sabia que eu pertencia porque eu podia ver eu mesmo nele. E é isso que heróis fazem, eles parecem familiar porque eles tornam possível para nós vermos nosso potencial melhor demonstrado através deles. Através do trabalho de Chad eu pude dizer “Eu posso ser que nem você um dia”, e quando eu vi você pela primeira vez, na minha audição para Pantera Negra, você notou a mim e meu sonho ao dizer que eu estava pronto. Cara, essas palavras me fizeram sentir que meu sonho finalmente era real. Você nunca será esquecido. Seu heroísmo é agora lenda. Nós levaremos a carga e honraremos seu legado no resto do caminho.

Danai Gurira

Meu trabalho como Okoye era respeitar e proteger um rei. Honrar sua liderança. Chadwick fez esse trabalho ser profundamente fácil. Ele era a epítome da gentileza, elegância, diligência e graça. Ele era perfeitamente equipado para tomar a responsabilidade de liderar a franquia que mudou tudo para a representatividade Negra. Meu coração dói pelas crianças que ele inspirou, perder o seu herói logo quando elas finalmente o encontraram. Eu sou tão grata por ter feito parte da jornada de Pantera Negra com ele. Ter o conhecido, ter passado tempo em sua luz e liderança e chamá-lo para sempre de meu amigo.

Angela Bassett

Nós passamos semanas nos preparando, trabalhando, sentados perto um do outro, toda manhã durante a maquiagem, nos preparando para um dia juntos como mãe e filho. A dedicação desse jovem homem foi inspiradora, seu sorriso contagioso, seu talento irreal. Então faço esse tributo para um lindo espírito, um artista realizado, um irmão cheio de alma. Tudo que você recebeu, Chadwick, você livremente deu. Descanse agora, doce príncipe.

A família Marvel também deixou seus sentimentos nas redes sociais:

Kevin Feige

A morte de Chadwick é absolutamente devastadora. Ele era nosso T’Challa, nosso Pantera Negra, nosso querido amigo. Cada vez que ele pisava no set, ele radiava carisma e alegria, e cada vez que ele aparecia na tela ele criava algo verdadeiramente indelével. Ele incorporava várias pessoas incríveis em seu trabalho, e ninguém era melhor em trazer grandes homens à vida. Ele era inteligente e gentil e poderoso e forte como qualquer pessoa que ele retratou em tela. Agora ele toma seu lugar ao lado desses homens como um ícone para todas as idades. A família Marvel Studios lamenta profundamente sua perda, e nós estamos de luto com sua família.

Brie Larson

Chadwick era alguém que radiava poder e paz. Que representava algo muito maior que ele mesmo. Alguém que investia tempo para realmente saber como você estava, e que dava palavras de encorajamento quando você se sentia insegura. Eu me sinto honrada de ter as memórias que tenho. As conversas, as risadas. Meu coração está com você e sua família. Sentiremos sua falta, mas você nunca será esquecido. Descanse em poder e paz, meu amigo.

Chris Evans

Eu estou absolutamente devastado. Isso é de partir o coração. Chadwick era especial. Alguém original. Ele ainda tinha tanto trabalhos incríveis a fazer. Eu sou eternamente grato pela nossa amizade. Descanse em poder, Rei.

Mark Ruffalo

Tudo que tenho a dizer é que as tragédias que tem se acumulado este ano só se tornaram mais profundas pela perda de Chadwick Boseman. Que homem e que talento. Irmão, você foi um dos maiores de todos os tempos e sua grandeza só estava no começo. Descanse em poder, Rei.

Don Cheadle

Eu sentirei sua falta, irmão de aniversário, você sempre foi luz e amor para mim. Para sempre e sempre.

Irmãos Russo

Chadwick era um homem tão elegante com grande integridade e um tremendo talento. Ele inspirou uma geração inteira a se levantar e reinar. Honrem a ele ao emular seus modos – mostrem gentileza e amor aos outros. Compartilhem seus talentos de formas que irão impactar. Sempre almejem ser a luz na escuridão.

A DC também deixou seus sentimentos, “Para o herói que transcende universos, Wakanda Para Sempre. Descanse em poder, Chadwick”.

O cineasta Spike Lee, que trabalhou com o ator em “Destacamento Blood”, postou um vídeo de Chadwick cantando em cena:

Várias outras figuras importantes também deixaram suas homenagens:

Barack Obama

Chadwick veio à Casa Branca para trabalhar com crianças quando ele estava interpretando Jackie Robinson. Você conseguia ver de imediato que ele era abençoado. Ser jovem, talentoso e Negro, usar esse poder para dar às crianças um herói para elas admirarem, e fazer tudo isso em meio à dor – que tremendo uso de seus anos.

Oprah Winfrey

Que alma gentil e talentosa. Mostrando a todos nós tamanha graça entre cirurgias e quimioterapia. A coragem, a força, o poder que é necessário para fazer isso. Isso é dignidade.

Dwayne Johnson

“Continue com orgulho. Continue com propósito” – Chadwick Boseman
Isso foi difícil de ouvir. Difícil imaginar a dor em silêncio e as dificuldades que você passou por todos esses anos, e ainda assim sua luz brilhou poderosamente e seus talentos inspiraram o mundo. Especialmente nossas crianças que finalmente se viram em um super-herói – por sua causa.”

Lebron James

“Era como se nós tivéssemos nosso super herói negro e ninguém podia nos tocar. Perder isso é triste para nossa comunidade. Perder o Pantera Negra e o Black Mamba no mesmo ano, 2020 é um ano de merda”.

Lewis Hamilton

Eu quero dedicar este pole para Chadwick. O que ele conquistou e o legado que ele deixou é incrível para mim. Ele inspirou uma geração inteira de jovens homens e mulheres negras e os deu um verdadeiro super-herói para admirar. Descanse em paz, meu amigo.

Na última quinta (3), foi postada nas redes sociais uma arte feita por Ryan Meinerding, Diretor de Desenvolvimento Visual da Marvel Studios, em homenagem ao ator:

Por fim, fica a homenagem do Cinema Com Rapadura, neste vídeo escrito e narrado por Bruno Costa. Fizemos também um RapaduraCast como tributo ao incrível legado de Chadwick Boseman. Ouça o podcast aqui, e veja o vídeo abaixo:

Saiba Mais:

Louise Alves
@louisemtm

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas