Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 01 de novembro de 2019

Oscar 2020 | Todos os membros da Academia poderão escolher os cinco finalistas na categoria de Melhor Filme Internacional

Anteriormente, só um grupo seleto da Academia escolhia os filmes que seriam os indicados finais do Oscar de Filme Internacional.

Oscar 2020 | Todos os membros da Academia poderão escolher os cinco finalistas na categoria de Melhor Filme Internacional>

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, órgão responsável pela promoção do Oscar, alterou os protocolos de votação para a categoria de Melhor Filme Internacional (via Variety).

Na última quinta-feira (31), foram enviados anúncios para várias filiais, alertando os membros sobre uma mudança nas regras da categoria. Durante a primeira fase da votação, o comitê de filmes internacionais analisará os 93 candidatos e fará uma lista, com dez pré-selecionados, sendo sete escolhidos pelo próprio comitê e três pelo comitê executivo. Após a escolha, os dez selecionados estarão disponíveis no streaming da Academia, para todos os membros assistirem. Dessa forma, todos os membros que comprovadamente assistirem aos filmes poderão votar para escolher os cinco indicados finais na categoria, algo que, até então, era exclusivo para um seleto grupo da Academia, onde os candidatos precisavam ser vistos nos cinemas.

Anteriormente chamado de Melhor Filme de Língua Estrangeira, a categoria foi alterada para Melhor Filme Internacional, pois segundo os co-presidentes do Comitê de Filmes Internacionais, Larry Karaszewski e Diane Weyermann: “a palavra ‘estrangeiro’ ficou ultrapassada na comunidade cinematográfica global“.

Atualmente, a organização já transmite para os eleitores, documentários, animações e curtas-metragens pelo seu streaming. Uma possibilidade debatida pelos representantes da organização e dos principais estúdios da indústria, é que filmes que tentarem conseguir uma indicação a Melhor Filme também sejam incluídos no streaming, mas com o custo de dez a quinze mil dólares, a cargo dos estúdios.

Uma fonte da Variety explicou que as mudanças fazem parte de um projeto para tornar o Oscar mais inclusivo na questão internacional, uma vez que 20% dos membros da Academia estão fora dos Estados Unidos.

Vencedor do prêmio Um Certo Olhar no Festival de Cannes e dirigido pelo cearense Karim Ainouz (“A Praia do Futuro”), o filme A Vida Invisível, representará o Brasil na lista de candidatos ao Oscar 2020 de Melhor Filme Internacional.

A cerimônia de premiação do Oscar 2020 será realizada no dia 9 de fevereiro de 2020.

Saiba Mais:

Vinícius de Santi
@viniciusdesanti

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas