Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 18 de abril de 2019

Academia planeja incluir potenciais indicados a Melhor Filme em seu serviço de streaming para votantes do Oscar

Serviço já existe e vem sendo usado, nos últimos anos, somente para produções animadas, curtas e documentários.

Academia planeja incluir potenciais indicados a Melhor Filme em seu serviço de streaming para votantes do Oscar>

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS, na sigla em inglês), responsável pela promoção do Oscar, planeja incluir a possibilidade de estúdios pagarem entre US$ 10 mil a US$ 15 mil para terem seus filmes exibidos na plataforma de streaming exclusiva da Academia para os votantes da premiação, incluindo a exibição de potenciais indicados ao prêmio de Melhor Filme. A informação foi apurada pelo The Hollywood Reporter.

A prática de facilitar o acesso dos votantes a potenciais indicados não é nova em Hollywood. É costume dos estúdios enviar DVDs com filmes que tenham potencial de indicação, chamados de screeners, aos membros da Academia. Esta, inclusive, é uma prática que tem contribuído com a pirataria, uma vez que muitos destes DVDs acabam sendo ilegalmente copiados e colocados na Internet. Atualmente, alguns estúdios já disponibilizam, via streaming em seus próprios sites, longas desse tipo para os votantes. Nos últimos anos, porém, muitas organizadoras de premiações vêm utilizando streamings próprios e exclusivos como forma de combate à pirataria, e a Academia vem caminhando na mesma direção.

O serviço, já disponível aos votantes, encontra-se no próprio site da Academia, e até este ano incluía somente curtas, documentários e longas animados que os estúdios poderiam colocar gratuitamente na plataforma. A ideia, debatida em reunião entre representantes tanto da organização quanto dos principais estúdios da indústria, é que filmes em que os estúdios vejam possibilidade de indicação a Melhor Filme também possam ser incluídos no streaming, porém com o custo de dez a quinze mil dólares. Ficaria a cargo dos estúdios, caso a possibilidade venha a se concretizar, quando os longas serão adicionados e removidos da plataforma.

Em comunicado, a AMPAS informou:

“A Academia encoraja a experiência cinematográfica para todos os filmes. Estamos explorando o streaming como outra opção, juntamente com os screeners em DVD, para distribuidores compartilharem seus filmes com membros da Academia ao redor do mundo, que podem não ter conseguido acesso por meio dos cinemas a todos os filmes sendo considerados.”

Representantes de estúdios que estiveram presentes na reunião, que aconteceu em 11 de abril, disseram que todas as partes envolvidas concordam ser uma boa ideia, já que dificultaria a pirataria e seria mais ecologicamente correto, mas que colocar a ideia na prática já é um pouco mais difícil. Entre os fatores complicadores, estaria o alto preço cobrado dos estúdios, acima da média de mercado de outros serviços de streaming de grandes premiações.

A próxima edição do Oscar, que premiará os filmes lançados no circuito comercial em 2019, acontecerá em 23 de fevereiro de 2020.

Saiba Mais: , ,

Tiago Fiszbejn
@tfiszbejn

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas