Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 03 de setembro de 2019

The Batman | Robert Pattinson se diz animado para viver o herói

Ator diz que temeu perder o papel quando a notícia de sua escalação vazou.

The Batman | Robert Pattinson se diz animado para viver o herói>

Em entrevista à Variety, o ator Robert Pattinson falou, pela primeira vez, sobre sua escalação para protagonizar “The Batman“, novo filme do personagem da DC Comics e que será dirigido por Matt Reeves (“Planeta dos Macacos: A Guerra“).

Pattinson diz que ficou assustado quando tiveram início os rumores de que ele seria o novo Bruce Wayne. Ele nem havia feito o teste para o papel ainda. O ator imaginou que as reações contrárias poderiam levar os executivos da Warner Bros. a não contratá-lo:

“Quando a notícia vazou, eu fiquei p****! Todo mundo estava muito chateado. Minha equipe estava em pânico. Eu achei que estava tudo perdido.”

Robert Pattinson ficou mundialmente conhecido como o Edward Cullen da saga “Crepúsculo”. Porém, quando a franquia chegou ao final, ele preferiu seguir um caminho diferente do esperado. Ao invés de continuar estrelando superproduções, Pattinson resolveu trabalhar em filmes menores e independentes, como “High Life”, dirigido por Claire Denis; “Bom Comportamento”, dos irmãos Safdie; “Mapas para as Estrelas”“Cosmópolis”, de David Cronenberg; “Z: A Cidade Perdida”, de James Gray; e “The Rover: A Caçada”“O Rei”, de David Michôd. O ator avaliou sua decisão após o fim da saga que o tornou conhecido:

“Em filmes grandes, os papéis não são tão interessantes, pelo menos os que estavam chegando a mim. Acho que eu fiquei com medo [de continuar neste caminho]. Eu ficaria meio nervoso se aceitasse fazer ‘The Batman’ logo depois do final de ‘Crepúsculo’.”

Pattinson revela que cresceu assistindo aos filmes do Batman de Tim Burton e que, quando criança, uma fantasia de Batman era a única roupa que tinha. Contudo, ele não revela onde costumava usar essa fantasia. Diz que sofreria ainda mais agressões virtuais do que as que recebeu quando sua escalação foi anunciada. Entretanto, o ator encara a rejeição de parte do público de forma positiva:

“Não foi uma coisa tão cáustica quanto imaginei. É mais divertido quando você é o azarão. As pessoas não criam expectativa.”

Nos últimos anos, diversos atores e diretores indie têm se revezado entre produções menores e blockbusters. Ryan Coogler é um dos exemplos. Conhecido por filmes independentes como “Fruitvale Station: A Última Parada”, o diretor alcançou sucesso comercial e de crítica ao dirigir “Pantera Negra”, filme da Marvel que ultrapassou a marca do bilhão de dólares em faturamento. Pattinson também não ficou imune a essa tendência. Ele diz ter conversado, informalmente, sobre uma possível participação no primeiro “Guardiões da Galáxia“, o que acabou não acontecendo. Segundo o ator, ele nunca se viu percorrendo este caminho após “Crepúsculo“. Mas com o Batman, um personagem que ama desde criança, ele se viu mais atraído:

“O Batman é na verdade um papel mais interessante. Acho que é porque ele não tem superpoderes.”

Na verdade, Pattinson vinha perseguindo o papel de Batman já há algum tempo. Ele havia ouvido que Reeves estava trabalhando em uma nova abordagem do personagem, que retrataria seus primeiros anos atuando como combatente do crime. Pattinson passou a contatar Reeves insistentemente, pedindo uma reunião, mesmo percebendo que o diretor não gosta muito desse tipo de abordagem. Durante o festival de Cannes, ocorrido em maio, Pattinson recebeu as primeiras páginas do roteiro das mãos de Reeves. Ele diz que ensaiava as falas no seu quarto de hotel, enquanto promovia seu novo filme, “The Lighthouse“, no festival.

Pattinson também falou sobre a experiência de provar o traje de Batman pela primeira vez:

“Acho que é a coisa mais maluca que eu já fiz trabalhando com cinema. Eu vesti o traje e lembro de falar pro Matt: ‘É uma coisa que te transforma!’. E ele respondeu: ‘Eu esperava que transformasse mesmo, você está vestido de Batman!’. Você se sente imediatamente mais poderoso. Mas é muito difícil de entrar naquela coisa, o ritual de vestir a roupa é muito humilhante. São cinco pessoas tentando enfiar você dentro do traje. E aí você pensa: ‘É, eu me sinto forte, me sinto durão, mas acabei de ter minhas nádegas apertadas por um estranho pra caber na roupa.”

Questionado se seu contrato prevê mais de um filme do Batman, Pattinson diz que não sabe de nada. Entretanto, o ator acabou fazendo um comentário sobre o Coringa de Joaquin Phoenix – que estrelará um filme próprio e será lançado em outubro deste ano – e que pediu para retirar do texto da entrevista. Disse que não está acostumado a tomar cuidado com spoilers. Pode-se apenas especular a possibilidade do novo Coringa do cinema encontrar o novo Batman em algum filme futuro.

Segundo os últimos relatos sobre a produção, a intenção de Reeves seria explorar o lado detetive do Homem-Morcego, além de apresentar ao público uma versão mais inexperiente do personagem, mas não sendo uma história de origem. Para tanto, seu filme teria um tom mais próximo ao de film noir, deixando de lado a dinâmica dos filmes de super-heróis tradicionais. Os vilões especulados para o filme seriam o Pinguim e a Mulher-Gato, mas nenhuma informação sobre a trama ainda foi confirmada.

Outros detalhes sobre o elenco complementar não foram divulgados até o momento. A estreia do longa está prevista para 25 de junho de 2021.

Saiba Mais: ,

Rafael Monteiro de Castro
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas