Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 02 de abril de 2019

Departamento de Justiça dos EUA notifica a Academia sobre possíveis mudanças no Oscar

Polêmica envolvendo a Academia, Netflix e o diretor Steven Spielberg chamou a atenção do governo norte-americano.

Departamento de Justiça dos EUA notifica a Academia sobre possíveis mudanças no Oscar>

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos notificou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organização responsável pelo Oscar, sobre possíveis mudanças em suas regras que tornem inelegíveis para a premiação os filmes lançados através das plataformas de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video. A informação foi apurada pela Variety.

O documento enviado à Academia teria sido assinado pelo chefe da divisão antitruste do Departamento de Justiça, e nele, a instituição dá voz às suas preocupações de que as novas regras podem ser escritas de tal modo que suprimam a livre competição. Ainda segundo a Variety, o documento afirma:

“No evento da Academia – uma associação que inclui múltiplos competidores entre seus membros – estabelecer certos requerimentos de elegibilidade para os Oscars que eliminem a competição sem justificativa pró-competitividade, tal conduta pode gerar preocupações antitruste.”

A notificação seria uma resposta a rumores de que o diretor Steven Spielberg (“Jogador Nº1“), que é membro da Academia, planeja incentivar mudanças nas regras de elegibilidade para o Oscar que impeçam filmes lançados através de plataformas de streaming de se qualificarem para a premiação.

A polêmica envolvendo diretamente a Netflix começou logo após a cerimônia do Oscar  2019, em 24 de fevereiro. Rumores começaram a surgir sobre possíveis medidas da Academia para dificultar a participação de filmes produzidos e lançados por serviços de streaming na premiação. Spielberg estaria entre os que as estariam promovendo – o que faria sentido, dado seu histórico de declarações contrárias à presença do streaming nas cerimônias do gênero. A Netflix também se posicionou sobre a polêmica afirmando, via Twitter, que amor por cinema e acesso a filmes não são mutuamente excludentes.

Recentemente, Spielberg se encontrou com Ted Sarandos, CEO da Netflix, em um jantar privado para discutir a polêmica. Além disso, um amigo do diretor alegou que Spielberg não havia opinado de fato sobre as mudanças de regra e que não planejava defendê-las perante a Academia.

No último ano, o Cinema com Rapadura discutiu o novo modelo de negócios da Netflix e como essa mudança pode impactar a participação de seus filmes em premiações e como o serviço de streaming pode se tornar cada vez mais presente nos cinemas tradicionais. Você pode ler a coluna clicando aqui. O sucesso dos filmes de 2018 da Netflix também foi pauta do RapaduraCast 560 – ouça aqui.

Saiba Mais: , , ,

Tiago Fiszbejn
@tfiszbejn

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas