Christopher McQuarrie, diretor de Missão: Impossível 6, dispara contra o Oscar de Melhor Filme Popular
McQuarrie defendeu ainda a ideia de uma categoria que premiasse o trabalho dos dublês em filmes.
Em entrevista ao Collider, o diretor Cristopher McQuarrie (“Missão: Impossível – Efeito Fallout”) se pronunciou sobre a polêmica criação da categoria de Filme Popular no Oscar. Veja abaixo:
“[A categoria] representa uma maneira atrasada de pensar que filmes que fazem dinheiro não podem ser feitos com bom gosto. Eu poderia ser diplomático, mas f***-**. Havia o papo de uma categoria de filmes populares. Fico bem feliz por não estarem fazendo isso, pois acho que a noção disso é fugir do fato de – e não ligo, podem revogar minha filiação à Academia… Que perdemos de vista o fato de que estamos aqui mais que tudo – e me desculpem se isso soar ofensivo para alguém – para entreter e tocar pessoas. Uma parte de mim olha para isso e pensa “bom, há filmes grandes que fazem isso também”.
Segundo o diretor, a Academia deveria priorizar prêmios para os dublês e não uma categoria que avalie a bilheteria. A discussão sobre a valorização dos dublês não é nova. Uma categoria para o Oscar já foi defendida por diretores como Edgar Wright (“Em Ritmo de Fuga”) e atores como Helen Mirren (“O Quebra Nozes”):
“Não consigo pensar em um filme recente que possa se qualificar, mas isso é uma arte, é uma habilidade. Essas são pessoas arriscando suas vidas e fazendo coisas que são absoluta e totalmente surpreendentes e fazem parte de uma experiência como essa. Não apenas em filmes como esse. Você vai olhar para o ‘A Qualquer Custo’ e ‘O Grande Herói’, as cenas de ação dos filmes foram absolutamente incríveis. Em termos de uma nova categoria, acho que você precisa fazer isso.
O cineasta pontuou também sobre como filmes grandes e épicos, se forem bem feitos, acarretam também um grande publico:
“Havia uma era em que você tinha que ser grande, gigante e inteligente para se qualificar como Melhor Filme. ‘Titanic’ por exemplo. Não foi há muito tempo que um filme como esse foi comercialmente bem-sucedido e ganhou todos os prêmios da Academia. Eu acho que parte do que vemos agora é um pouco de reação disso. Há uma manhã depois e as pessoas dizem: “Nós fizemos o que? Nós demos ao cinema de dois bilhões de dólares um Oscar e não esses outros filmes?”
Por fim, McQuarrie defende a entrada de novos integrantes na Academia, e que isso seria bom para “compartilhar a riqueza” entre todos os diferentes tipos de candidatos ao Oscar, sejam eles pequenos filmes de arte ou sucessos comerciais. E ainda dá um conselho a instituição:
“Seria legal se eles tivessem um monte de exibições onde eles falarassem sobre o que é um Melhor Filme. Como podemos definir isso? Realmente, se eles olham para a missão deles. Acho que no final você só verá o balanço do pêndulo. Algum filme vai fazer isso. Alguma mudança na audiência fará isso.
No momento McQuarrie está trabalhando em “Top Gun: Maverick”, retomando sua parceira de sucesso com Tom Cruise (“Missão: Impossível – Efeito Fallout”). O filme tem lançamento previsto para 2020.
Saiba Mais: Christopher McQuarrie, Oscar 2019