Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 20 de novembro de 2018

Equipe de Stan Lee responde a comentários feito por Bill Maher sobre morte do quadrinista

Após ter escrito sobre a lamentação de admiradores, apresentador recebe resposta do próprio time de porta-vozes de Stan Lee.

Equipe de Stan Lee responde a comentários feito por Bill Maher sobre morte do quadrinista>

O falecimento de Stan Lee na último dia 12 levou milhares de fãs e admiradores às lágrimas e às lamentações convergindo em um verdadeiro período de luto no universo da cultura pop, sobretudo nos quadrinhos. E durante tal circunstância, o comediante e apresentador americano Bill Maher escreveu, em seu blog pessoal, uma controversa publicação de opinião sobre a reação das pessoas à partida do ex-quadrinista. O texto, que rapidamente tomou repercussão na Internet, recebeu uma resposta da equipe do próprio Lee (via Deadline).

As satíricas colocações de Maher (que podem ser encontradas na íntegra, em inglês, aqui) dizem que Stan Lee inspirou “milhões de pessoas a assistir um filme” e que uma das questões para a eleição do presidente americano Donald Trump, que declaradamente não tem o apreço do apresentador, é o valor que os americanos dão aos quadrinhos. Em resposta a isso, a carta aberta do staff do célebre escritor da Marvel afirmou:

“Sr. Maher: Os quadrinhos, assim como a literatura, são meios para contar histórias. E quando escritas com afinco por grandes criadores como Stan Lee, elas podem nos fazer sentir, pensar e nos ensinar lições que felizmente nos torna seres humanos melhores. Uma lição que Stan ensinou a muitos de nós foi a ter tolerância e respeito, e por esse ensinamento, somos gratos por podermos expressar que o senhor tem o direito à sua opinião de que os quadrinhos são infantis e carecem de sofisticação. Muitos disseram os mesmo a [Charles] Dickens, [John] Steinbeck, [Herman] Melville e até mesmo [William] Shakespeare.

Contudo, afirmar que Stan apenas inspirou pessoas a ‘assistir a um filme’ é, em nossa opinião, francamente detestável. Incontáveis pessoas podem manifestar o quão Stan as inspirou a escrever, e as ensinou que o mundo não é feito unicamente de seres inabaláveis, que heróis podem ter falhas e até vilões podem apresentar humanidade dentro de suas almas. Ele [Lee] nos deu X-Men, Pantera Negra, Homem-Aranha e diversos outros heróis e histórias que mostravam esperança àqueles que se sentiam diferentes e intimidados, enquanto influenciava demais a serem criativos e a sonhar alto.

Essas são alguns dos fatores que nós, fãs de Stan Lee, também consideramos ‘adultas’, porque tanto a vida dos mais jovens, quanto a dos mais velhos, pode sim ser encarada como uma batalha. Stan é autor de milhões de memórias afetivas da infância, e o fornecedor de muitas ferramentas a serem usadas de forma positiva na vida adulta.

Nossa perplexidade com seus comentários nos dá vontade de dizer ‘nuff said, Bill’ [expressão usada para colocar que mais nenhum argumento precisa ser colocado em questão], porém, vamos nos utilizar de mais uma lição de Stan para lembrar que você tem uma poderosa plataforma, então lembre-se: ‘Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades’.

Saiba Mais: ,

Raife Sales
@raife_sales

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas