Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Stan Lee morre aos 95 anos

Quadrinista tornou-se famoso por criar personagens emblemáticos para a Marvel, como "Quarteto Fantástico", "O Incrível Hulk", "Homem-Aranha" e "X-Men".

Stan Lee morre aos 95 anos>

O célebre ex-quadrinista Stan Lee morreu, aos 95 anos, nesta segunda-feira (12). Lee foi responsável por ser um dos fundadores da Marvel Comics, sendo o criador, ao lado de outros artistas, de heróis como o “O Incrível Hulk“, “Homem-Aranha“, “Homem de Ferro“, “Thor”, além de grupos como “X-Men”, “Quarteto Fantástico” e “Vingadores“. A informação foi confirmada pelo perfil oficial de Lee no Twitter:

Segundo apurado pelo TMZ, uma ambulância foi acionada para a residência de Lee na manhã desta segunda, em Hollywood Hills. Ele chegou a ser levado para o Cedars-Sinai Medical Center, onde veio a falecer. Ao longo do último ano, Stan Lee havia sofrido com alguns problemas de saúde. Em fevereiro, após ser levado às pressas para o hospital, ele afirmou que estava se recuperando de uma pneumonia.

Lee criou a Marvel Comicem 1961, ao lado do quadrinista Jack Kirby, quando lançaram “Quarteto Fantástico #1“. Desde então, a parceria de Lee com outros nomes do meio, como o ilustrador Steve Ditko, deu origem a um panteão de personagens, que ainda incluem Nick Fury, Doutor Estranho, Homem-Formiga, Vespa, Demolidor, Surfista Prateado, Pantera Negra, Falcão e Viúva Negra. A lista ainda inclui famosos vilões da editora, tais como Loki, Doutor Destino, Galactus e Duende Verde. Nos últimos anos, Lee teve uma nova onda de popularidade, quando começou a fazer aparições especiais em filmes da Marvel. A última delas foi em “Venom“, lançado em outubro deste ano.

Após o anúncio da morte, celebridades de Hollywood reagiram ao acontecimento. O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, utilizou o Twitter para agradecer as criações de Stan:

“Ninguém teve mais impacto em minha carreira e em tudo que fizemos na Marvel Studios do que Stan Lee. Stan deixa um legado extraordinário, que vai superar a nós todos. Nossos pensamentos estão com sua filha, sua família e seus milhões de fãs.”

Bob Iger, presidente da Disney, destacou como as obras de Lee ajudaram a inspirar fãs do mundo todo:

“Staan Lee era tão extraordinário quanto os personagens que ele criou. Um super herói em si mesmo para os fãs da Marvel ao redor do mundo, Stan tinha o poder de inspirar, entreter e conectar.”

Atual intérprete do Capitão América nos cinemas, o ator Chris Evans (“Vingadores: Guerra Infinita“) também utilizou a rede social para se manifestar, assim como o diretor de “Doutor Estranho“, Scott Derrickson:

“Nunca haverá um outro Stan Lee. Por décadas, ele proveu, tanto para jovens como idosos, aventuras, escapismo, conforto, confiança, inspiração, força, amizade e alegria. Ele transpirava amor e gentileza, e deixará uma marca permanente na vida de muitas e muitas vidas. Excelsior!”

“Boa noite, Stan.”

Pelo Instagram, os atores Robert Downey Jr. e Sebastian Stan, que interpretam o Homem de Ferro e o Soldado Invernal, respectivamente, nos cinemas, também homenagearam Lee:

“Eu devo tudo a você… Descanse em paz, Stan.”

“Obrigado, grande lenda. Você deixará saudades. Eu não estaria aqui sem você.”

Tom Holland, atual intérprete do Homem-Aranha, também utilizou o Instagram para se despedir do criador de seu personagem:

“Quantos milhões de nós estão em dívida com este cara, nenhum mais do que eu. O pai da Marvel fez tantas pessoas incrivelmente felizes. Que vida e que conquista ele conseguiu ter. Descanse em paz, Stan.”

Outros intérpretes de heróis nos cinemas, o ator Anthony Mackie, o Falcão; a atriz Zoe Saldana, a Gamora; e a atriz Evangeline Lilly, a Vespa, usaram o Twitter para agradecer o legado de Lee:

“Você era um homem a frente de seu tempo… Agora, parece que você se foi antes do seu tempo. Descansa em paz Stan Lee… Obrigado pelas risadas e pelas palavras de apoio. É uma honra viver em seu universo!

“Hoje, nós perdemos um de nossos maiores. Stan Lee, você era uma inspiração e um super-herói para nós todos. Obrigado por contribuir tanto – e nos dado tudo que poderíamos aspirar ser.”

“Stan… Mais do que um mestre de histórias, você sempre me pareceu ser um mestre da vivência. Eu irei olhar para você como inspiração pelo resto da minha vida. Sua vida continua. Um abraço, sua Vespa.”

Mark Ruffalo, que vive Bruce Banner/Hulk nas telonas, foi outro que se manifestou sobre a partida de Lee:

“Triste, triste dia. Descanse em poder, tio Stan. Você fez do mundo um lugar melhor por meio do poder da mitologia moderna e do seu amor desse negócio bagunçado de ser humano…”

Os diretores de “Guerra Infinita“, Joe e Anthony Russo, destacaram a falta que o ex-quadrinista deixará em seus fãs. O diretor Joss Whedon (“Liga da Justiça“), que comandou os dois primeiros filmes d’Os Vingadores, também prestou sua homenagem:

“Obrigado por preencher nossas infâncias com tanta alegria. Você deixará muita, muita saudade.”

“Stan Lee criou um universo onde, se um personagem fosse amado o suficiente, ele nunca poderia morrer. Agora, isso é pensar adiante. Obrigado por muita coisa em minha vida. Você nunca não estará nela.”

Intérprete do Wolverine por mais de uma década, o ator Hugh Jackman (“O Rei do Show“) lamentou a partida do quadrinista:

“Nós perdemos um gênio da criatividade. Stan Lee foi uma força pioneira no universo de super-heróis. Estou orgulhoso de ter sido uma parte pequena de seu legado e… De ter ajudado em trazer um de seus personagens para a vida.”

Lee também recebeu homenagem dos atores Ryan Reynolds, que vive o Deadpool nos cinemas, e de Mark Hamill (“Star Wars: Os Últimos Jedi“):

“Droga… Descansa em paz, Stan. Obrigado por tudo.”

“Sua contribuição para a cultura pop foi revolucionária e não pode ser exagerada. Ele era tudo que você poderia esperar que fosse e mais. Eu amava este homem e nunca deixarei de sentir falta dele. Eles disseram que você nunca deveria encontrar um ídolo de infância. Eles estavam errados.”

Outros célebres quadrinistas, como Frank Miller e Neil Gaiman, também recordaram a influência que Lee teve em suas carreiras e no universo dos quadrinhos:

“Devastado pelo falecimento de meu amigo Stan. Ele foi uma inspiração de infância, um instrutor para mim quando eu estava começando [a escrever] e um homem genuinamente doce. Irei sentir sua falta terrivelmente.”

“Eu fui entrevistado para um obituário de Stan Lee a cerca de 20 anos. Eu estava feliz que ele desafiou a morte e seguiu em frente. Com Stan tendo ido, uma era realmente chega ao fim. Ele era o vendedor insistente que os quadrinhos precisavam. E ele realmente aliterava desta forma quando você falava com ele.”

Principal concorrente da Marvel nos quadrinhos, o perfil no Twitter da DC Comics reconheceu o legado do artista, que foi fundamental para mudar os rumos da arte para sempre:

“Ele mudou a forma como nós olhamos para os heróis, e os quadrinhos modernos sempre irão carregar sua marca permanente. Seu entusiasmo contagioso lembrou a nós todos o porque de termos nos apaixonado por essas histórias em primeiro lugar. Excelsior, Stan.”

A esposa de Lee, Joan, havia falecido em 2017, também aos 95 anos. Eles deixam uma filha, Joan Celia, nascida em 1950.

Saiba Mais:

Luís Gustavo
@louisgustavo_

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas