Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 07 de novembro de 2018

Eating Animals | Natalie Portman prepara disputa ao Oscar com documentário sobre a matança industrial de animais

Produção baseada em um livro foi narrada e produzida pela atriz.

Eating Animals | Natalie Portman prepara disputa ao Oscar com documentário sobre a matança industrial de animais>

A próxima temporada de premiações pode ser muito proveitosa para Natalie Portman (“Aniquilação”). Além da sua performance em “Vox Lux”, outra produção que levará o nome da atriz na temporada será o documentário “Eating Animals”.

O filme narrado e produzido por Portman explora as dimensões éticas e ambientais da criação de animais para o abatimento em escala industrial. Ao Deadline, a atriz comentou sobre os objetivos da produção:

“[‘Eating Animals’] é sobre o mundo das fazendas industriais e o que aconteceu com o nosso sistema de criação de comida desde que foi posto nesse quadro capitalista e corporativista. Acho perturbador de verdade quando vemos o impacto na saúde humana, por diferentes aspectos – desde o ambiental até o consumo do produto.”

Em um exemplo dessa degradação ambiental, o documentário mostra operações de suínos enormes na Carolina do Norte, em que os porcos são confinados em grandes prédios de metal. O lixo produzido por eles se acumula em lagoas e o “marinado fecal”, como chama Rick Dove da Waterkeeper Alliance, é espalhado pelos campos. Ele explica:

“Isso acaba nos fossos, isso acaba na água e aí os nossos rios ficam desequilibrados. Os peixes começam a morrer e as pessoas começam a ficar doentes.”

O filme foi baseado no livro de mesmo nome escrito por Jonathan Safran Foer. Portman contou o que sentiu ao ler a obra:

“Ler o livro me causou um grande impacto. Eu fui vegetariana por um bom tempo então obviamente tive uma grande preocupação com os animais, mas acho que nunca percebi a extensão dos maus-tratos, a extensão da degradação ambiental por causa das fazendas industriais.”

O documentário não disfarça o fato de que para colocar a carne como refeição, um animal tem que ser morto, como um fazendeiro diz. Mas ainda assim, o filme não é para envergonhar quem come carne, Portman insiste:

“Houve uma decisão consciente de não dizer às pessoas o que fazer ou fazê-las se sentirem mal pelo que fazem. Uma grande parte do problema é a política identitária de rotular certos tipos de pessoa pela sua dieta – ‘sou vegano’ ou ‘sou vegetariano’, ‘sou onívoro’. Na verdade, conseguiríamos um impacto muito maior se todos tivessem só um pouquinho mais de consciência. Se todos conscientemente não consumissem produtos animais uma vez por dia ou por semana, teríamos um impacto enorme.”

“Eating Animals” foi dirigido por Christopher Dillon Quinn (“Pátria Proibida”), estreou no verão americano e está disponível no iTunes. Não há previsão de lançamento no Brasil por enquanto.

Saiba Mais: ,

Richard Molina
@richiemmolina

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas