Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Timur Bekmambetov, produtor de Buscando e Amizade Desfeita, afirma que está desenvolvendo 14 filmes no mesmo estilo

"Buscando" estreia nos cinemas brasileiros em 20 de setembro.

Timur Bekmambetov, produtor de Buscando e Amizade Desfeita, afirma que está desenvolvendo 14 filmes no mesmo estilo>

Embora não tenha sido o primeiro a se valer do estilo, o diretor Timur Bekmambetov (“Ben-Hur”) tem sido um dos principais nomes por trás do crescimento de filmes contados quase que exclusivamente por meio das telas de computador, como “Amizade Desfeita” (2014) e o vindouro “Buscando”, dos quais foi produtor. Em entrevista ao The LA Times (via Coming Soon), o cineasta revelou que está desenvolvendo 14 novos filmes com as mesmas características. O subgênero, que Bekmambetov chama de “Screen Life” (“Vida da Tela”, em tradução livre), é similar ao estilo found-footage, em que pelo menos parte da ação do longa é mostrada por meio de no mínimo uma câmera portátil manejada por um ou mais dos próprios personagens em cena.

“Amizade Desfeita” foi um grande sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 64 milhões, tendo contado com um orçamento de apenas US$ 1 milhão. Entretanto, seu êxito não se resume somente à questão financeira, pois em termos de crítica o filme também colheu recepção favorável, visto que foi considerado como uma bem-vinda tentativa de acrescentar ideias novas a um subgênero que teve “A Bruxa de Blair” (1999) seu precursor e maior expoente. Devido a esse sucesso, o longa ganhou uma sequência também produzida por Bekmambetov, “Unfriended: Dark Web”, ainda inédito em circuito comercial e que, quando exibido em festivais, recebeu críticas semelhantes ao primeiro capítulo da série.

A respeito da influência das câmeras em sua vida como um todo, o cineasta comentou:

“Eu não sei se isso é bom ou ruim, mas eu sinto que metade da minha vida – os eventos mais importantes dela – estão acontecendo em uma tela hoje. Eu estou encontrando amigos, perdendo amigos, me apaixonando, perdendo pessoas que eu amo, fazendo projetos, colaborando, lutando e discutindo.”

Bekmambetov ainda descreve o estilo “Screen Life” como sendo um trabalho em grande parte dirigido pelos próprios personagens, o que ajuda o público a se conectar com as emoções que esses estão sentindo, ou compreender como eles lidam com a situação ou a ameaça que se apresente, seja um assassino, um fantasma ou apenas um e-mail enviado de forma incorreta. Embora a maioria dos filmes com essas características se concentre em terror e suspense, o produtor, de 57 anos de idade, espera expandir o estilo para outros gêneros. Para isso, já trabalha em novos projetos para os próximos 18 meses, que incluem comédias e comédias românticas.

No caso específico de “Buscando”, a trama se passa depois que a filha de 16 anos de David Kim (John Cho, de “Star Trek: Sem Fronteiras”) desaparece. Uma investigação local é aberta e uma detetive é designada ao caso. No entanto, 37 horas depois e sem pistas, David decide realizar buscas no único lugar em que ninguém ainda olhou, onde todos os segredos são mantidos: o laptop de sua filha. Em um suspense hipermoderno contado a partir dos aparelhos usados para comunicação no cotidiano, David irá traçar as pistas digitais deixadas por sua filha antes que ela desapareça para sempre.

O longa tem direção de Aneesh Chaganty (em seu primeiro longa-metragem), responsável também pelo roteiro, em parceria com Sev Ohanian (“My Big Fat Armenian Family”). Além de Cho, o elenco conta com Debra Messing (“Quero Ficar com Polly”), Joseph Lee (da série “NCIS: Los Angeles”) e Michelle La (“Gilmore Girls: Um Ano para Recordar”).

“Buscando” estreia nos cinemas brasileiros em 20 de setembro.

Saiba Mais: ,

Fernando Gomes
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas