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Notícias   terça-feira, 05 de junho de 2018

Han Solo: Uma História Star Wars | Filme gera expectativa de prejuízo pela primeira vez na franquia na era Disney

Previsões são de que o filme alcance um máximo de 400 milhões de dólares em arrecadação global.

Han Solo: Uma História Star Wars | Filme gera expectativa de prejuízo pela primeira vez na franquia na era Disney>

Mesmo com menos de um mês desde seu lançamento, já é possível prever os números finais de arrecadação de um filme em termos de bilheteria. No caso de “Han Solo: Uma História Star Wars“, estes números não são nada animadores, com a expectativa de que gere um prejuízo de entre 50 e 80 milhões de dólares. No último final de semana, sua performance alcançou apenas US$ 264,2 milhões (via THR).

Até o momento, os filmes da franquia sob o guarda-chuva da Disney aparentavam ser irresistíveis aos públicos do cinema. Em 2015, “O Despertar da Força” arrecadou assombrosos US$ 2.068 bilhões, sendo a terceira maior bilheteria de todos os tempos no mundo. O primeiro spin-off planejado pela Lucasfilm, “Rogue One“, alcançou US$ 1.056 bilhão, superando diversas expectativas. E em dezembro de 2017, “Os Últimos Jedi” alcançou US$ 1.332 bilhão. Para “Han Solo”, no entanto, a expectativa fica na casa de apenas US$400 milhões, representando uma derrota e tanto.

Entre as razões para a performance pífia do segundo spin-off da franquia, muitos listam como causa o lançamento agendado para maio, menos de seis meses após o lançamento de “Os Últimos Jedi“, o que teria gerado um cansaço do público em relação a “Star Wars” no cinema. O analista financeiro Doug Creutz, da firma Cowen Group, no entanto, acredita que não seja o caso, conforme relatório divulgado a investidores na última segunda-feira (05/06) e publicado pelo Deadline:

“Com ‘Os Últimos Jedi’ tendo sido lançados apenas cinco meses atrás, há quem especule que ‘Han Solo’ tenha sido uma sequência vinda muito rapidamente. Se fosse o caso, no entanto, seria possível cravar que a Marvel teria problemas ainda maiores, com quatro filmes de sua chancela sendo lançados nos últimos seis meses (‘Thor: Ragnarok’, ‘Pantera Negra’, ‘Vingadores: Guerra Infinita’ e ‘Deadpool 2’). Claramente não foi o caso.”

Há análises que trazem como causa os problemas enfrentados pelo filme nos bastidores, principalmente a demissão dos antigos diretores Phil Lord e Christopher Miller já durante as filmagens. Entretanto, Creutz afirma que este tipo de informação não é algo que o grande público costume ter em mente:

“Alguns relatórios têm se concentrado na troca de diretores e no processo extenso de refilmagens pelos quais ‘Han Solo’ passou. Ainda assim, apesar de ter sido algo reportado amplamente pela imprensa, trata-se de algo relevante muito mais no contexto interno da indústria, com os grandes públicos não tendo tanta consciência destes fatos.” 

Para Creutz e o Cowen Group, o grande motivo para a performance pífia do filme nas bilheterias reside nas estratégias de marketing adotadas pela Disney. Segundo sua análise, a principal função das campanhas publicitárias seria vender Alden Ehrenreich como o protagonista Han Solo, uma figura tão amada pelos fãs. Ele traz o marketing de “Rogue One” como exemplo:

“O primeiro teaser de ‘Rogue One’ foi divulgado 247 dias antes do lançamento do filme, começando uma campanha de geração de expectativa para o filme. Os primeiros 35 segundos do trailer focavam quase que exclusivamente em Felicity Jones como a protagonista Jyn Erso, vendendo-a como uma nova heroína da franquia. A segunda metade é dominada pelos alertas do Império e a narração de Forest Whitaker, e praticamente grita ‘ÉPICO’ ao espectador, antes de finalizar com outro take de Jones como heroína”.

O primeiro teaser de “Han Solo”, por sua vez, foi lançado a apenas 108 dias do lançamento do filme:

“O departamento de marketing da Disney tinha, em nossa opinião, apenas um trabalho: vender Alden Ehrenreich como Han Solo (que acreditamos ter feito um excelente trabalho apesar da pressão do papel). O teaser, de acordo com nossas contas, trazia apenas 10 segundos nos quais o rosto de Ehrenreich aparecia claramente – nem de perto o suficiente, na nossa opinião. No geral, sentimos que a campanha de marketing para ‘Han Solo’ não engrenou de fato até cerca de um mês antes do lançamento, e esta é uma janela muito curta para um grande lançamento em uma franquia deste porte.” 

“Han Solo: Uma História Star Wars” conta a história de Han Solo e suas aventuras no mundo criminoso a bordo da Millenium Falcon e ao lado de seu copiloto Chewbacca. Solo encontrará o notório apostador Lando Calrissian em uma jornada que irá definir o caminho de um dos heróis mais improváveis ​​da saga “Star Wars”.

O elenco do longa ainda conta com Donald Glover (“Homem-Aranha: De Volta ao Lar“), Woody Harrelson (“Três Anúncios para um Crime”), Phoebe Waller-Bridge (“A Dama de Ferro“), Thandie Newton (da série “Westworld“), Paul Bettany (“Vingadores: Guerra Infinita“) e Joonas Suotamo (“Star Wars: Os Últimos Jedi“). O roteiro fica por conta de Jonathan e Lawrence Kasdan (“Star Wars: O Despertar da Força“) e a direção é de Ron Howard (“Inferno“).

“Han Solo: Uma História Star Wars” está em cartaz nos cinemas brasileiros. Você pode ler nossa crítica do filme aqui.

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Julio Bardini
@juliob09

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