Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 20 de junho de 2017

John G. Avildsen, conhecido por dirigir Rocky e Karate Kid, morre aos 81 anos

Diretor sofria de um câncer no pâncreas e infelizmente nos deixou no dia 16 de junho.

John G. Avildsen, conhecido por dirigir Rocky e Karate Kid, morre aos 81 anos>

John Guilbert Avildsen, conhecido por dirigir “Rocky, um Lutador” e a trilogia original de “Karatê Kid”, faleceu aos 81 anos na última sexta (16), em Los Angeles. O filho mais velho de Avildsen, Anthony, relatou que o cineasta, que sofria de câncer no pâncreas, estava internado em um centro médico da cidade quando infelizmente nos deixou.

John Avildsen nasceu em 21 de dezembro de 1935 no estado americano de Illinois. Desde o início da carreira o diretor desenvolveu uma reputação por fazer filmes sobre perdedores que de alguma forma se tornavam vencedores. “Sonhos do Passado” (1973), seu primeiro sucesso, tratava dessa temática e acabou rendendo ao protagonista Jack Lemmon (“JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar”) uma indicação ao Oscar.

Três anos mais tardes, John atingiria o ápice da sua carreira em Hollywood. O diretor ficou tão animado com o roteiro escrito em 33 dias por Sylvester Stallone (“Guardiões da Galáxia Vol. 2”) que aceitou até uma redução no salário para poder trabalhar em “Rocky”. O longa lhe rendeu o Oscar de Melhor Diretor, além de mais duas premiações (Melhor Filme e Edição).

Depois de recusar a direção de “Rocky 2 – A Revanche”, John passou alguns bons anos envolvido apenas em trabalhos menores até que, em 1984, ele deixou novamente sua marca no cinema. “Karatê Kid – A Hora da Verdade” marcou a vida de muitas crianças e adolescentes da época e sua influência pode ser sentida até hoje (quem nunca executou um golpe da garça?). Ele também dirigiu os dois filmes seguintes, “Karatê Kid 2 – A Hora da Verdade Continua” (1986) e “Karatê Kid 3 – O Desafio Final” (1989).

John chegou a retornar à franquia de Stallone em “Rocky 5” (1990), resgatando a fragilidade emocional do protagonista e a importância da origem pobre do boxeador. Anos depois, em 1999, lançou seu último longa, “Inferno”, estrelado por Jean-Claude Van Damme (“Os Mercenários 2”) e Pat Morita, o lendário Sr. Miyagi.

Um documentário sobre sua vida, intitulado John G. Avildsen: King Of The Underdogs, foi premiado pelo júri como melhor documentário do Festival de Cinema de Beverly Hills 2017. Dirigido por Derek Wayne Johnson (“Broken Blood”) e com a participação de figuras marcantes como Stallone e Talia Shire (a Adrian de “Rocky”), o projeto deve ser lançado em agosto nas versões blu-rayon demand.

John G. Avildsen deixou três filhos e uma filha. Todos do Cinema com Rapadura desejamos à família e aos fãs nossos mais sinceros sentimentos.

Saiba Mais: , ,

Martinho Neto
@omeninomartinho

Compartilhe


Notícias Relacionadas