Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 08 de dezembro de 2016

Bertolucci responde à polêmica sobre cena de O Último Tango em Paris

Segundo diretor, única coisa que Maria Schneider não sabia era sobre "uso de manteiga".

Bertolucci responde à polêmica sobre cena de O Último Tango em Paris>

Durante o fim de semana, uma entrevista com o diretor Bernardo Bertolucci (“Último Tango em Paris“) à Cinematheque Française ressurgiu e foi manchete na mídia ao redor do mundo afirmando que premiado diretor admitiu que a cena de estupro de Maria Schneider em “O Último Tango em Paris” aconteceu de forma “não-consensual”.

O vídeo da entrevista mostra que a atriz não sabia de detalhes da filmagem da famigerada “cena da manteiga” até o dia da gravação e Bertolucci admite que ele e Marlon Brando (“O Poderoso Chefão“) improvisaram o uso de manteiga na manhã das filmagens.

Na manhã desta segunda-feira (5), o diretor divulgou uma declaração em italiano dizendo.

“Eu gostaria desfazer, pela última vez, o ridículo mal-entendido que continua a gerar artigos na mídia sobre ‘O Último Tango em Paris’ em todo o mundo. Alguns anos atrás a Cinematheque Française perguntou-me sobre detalhes da famosa cena com a manteiga. Eu dei detalhes, embora possa não ter sido claro, que eu decidi junto com Marlon Brando de não informar à Maria que usaríamos manteiga. Queríamos sua reação espontânea para aquela situação inapropriada. É aí que está o mal-entendido.

Alguém achou e concluiu que Maria não foi informada da violência contra ela. Isto não é verdade. Maria sabia de tudo porque leu o roteiro, onde tudo estava descrito. A única alteração foi o uso da manteiga. E isso, como soube anos depois, ofendeu Maria. Não a violência da cena em si, que estava detalhada no roteiro”, afirmou.

O diretor já havia declarado afirmações parecidas anteriormente, durante a divulgação de seu filme “Eu e Você” (2012). Marlon Brando faleceu em 2004.

Durante o fim de semanas, celebridades comentaram o assunto em redes sociais. Jessica Chastain (“Interestelar“) chamou a atitude de “estupro pré-meditado“. Ava DuVernay (diretora de “Selma“) disse que estava “horrorizada, enojada” pela entrevista de Bertolucci. O ator Chris Evans (“Capitão América“) publicou no Twitter que “eles deveriam estar na cadeia“, referind0-se à dupla.

Em uma entrevista concedida em 2007, Maria Schneider comentou sobre a cena:

“A cena não estava no roteiro original. Na verdade Marlon que teve a ideia. Eles só me revelaram antes de filmá-la e eu estava muito brava. Eu deveria ter ligado para meu agente ou chamar o advogado para o set, porque você não pode forçar alguém a fazer algo que não está no roteiro, mas na época, eu não sabia”.

A atriz não esperava a atenção mundial que receberia pelo filme e nunca conseguiu desassociar sua imagem do papel e, por várias vezes, citou-o como culpado de sua subsequente vício nas drogas e problemas mentais. Ela afirmou que “as pessoas só conseguiam vê-la como um símbolo sexual“.

O filme, que resultou em um processo à Bertolucci por “indecência” na Itália, teve duas indicações ao Oscar para Bertolucci e Brando. Maria Schneider faleceu em 2011.

Saiba Mais: , , ,

Romulo Sousa
@romulodesousa

Compartilhe


Notícias Relacionadas