Cinema com Rapadura

Acme   terça-feira, 07 de maio de 2013

Hans Zimmer e a sua importância para a reviravolta da DC no cinema

As trilhas do compositor podem o colocar no topo dos maestros.

Hans Zimmer

Se tem um compositor que é unanimidade no cinema é o John Williams. Ele foi responsável por criar os temas de Superman, Indiana Jones, Star Wars, Tubarão, E.T., Jurassic Park e etc. Porém, o tio Williams já está bem velhinho (81 anos) e próximo de se aposentar. Com o passar do tempo, o trono está sendo ocupado gradativamente por Hans Zimmer (56 anos). O alemão conseguiu conquistar o público ao produzir temas de grandes filmes e deixar sua marca na história do cinema.

Recapitulando, vamos para 1994, onde ele produziu a trilha sonora de O Rei Leão. Zimmer ganhou o seu primeiro e único Oscar pela trilha. Escuta aí um trecho de This Land:
[sc_embed_player fileurl=”http://seresrapadurianos.net/audios/hans-zimmer-01-oreileao.mp3″]

Em 2001 ele fez uma das melhores trilhas sonoras da história do cinema: Gladiador. Eu gosto muito do filme, mas a trilha sonora é um show a parte:
[sc_embed_player fileurl=”http://seresrapadurianos.net/audios/hans-zimmer-02-gladiador.mp3″]

A trilogia Piratas do Caribe foi um mega sucesso comercial e a trilha sonora foi tão épica, que é muito comum ouvir algumas músicas em festas (principalmente em encerramentos). É o caso do He’s a Pirate:
[sc_embed_player fileurl=”http://seresrapadurianos.net/audios/hans-zimmer-03-piratas.mp3″]

Zimmer trabalhou com várias animações, como Principe do Egito, Madagascar e o ótimo Kung Fu Panda. Este último tem uma trilha sonora espetacular:
[sc_embed_player fileurl=”http://seresrapadurianos.net/audios/hans-zimmer-04-kungfupanda.mp3″]

No ano de 2011 o compositor colocou uma nova tendência no mercado. Com a trilha de A Origem, as suas batidas viraram padrão em Hollywood. “Baaaaauuummmm”:
[sc_embed_player fileurl=”http://seresrapadurianos.net/audios/hans-zimmer-05-aorigem-02.mp3″]

Mas foi no universo dos heróis que o diretor começou a chamar a atenção. Ao produzir um novo tema para o Batman, Zimmer acabou colaborando para o sucesso da trilogia. Por exemplo, escuta aí as músicas de Batman de Begins (2005) e Batman – O Cavaleiro das Trevas (2009):
[sc_embed_player fileurl=”http://seresrapadurianos.net/audios/hans-zimmer-batman-01.mp3″]
[sc_embed_player fileurl=”http://seresrapadurianos.net/audios/hans-zimmer-batman-02.mp3″]

Essas trilhas do Batman levaram o Zimmer para reformular o tema do Superman e substituir John Williams. Com as prévias da trilha, o compositor vai acabar se tornando figurinha carimbada das grandes apostas da Warner para o Universo DC nos cinemas. O filme da Liga da Justiça deve acabar tendo a trilha do Zimmer. Olha só o que ele está aprontando com O Homem de Aço:

Você acha que Hans Zimmer é o substituto direto de John Williams no trono dos maestros?

Saiba Mais: , , ,

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe


Notícias Relacionadas