Cinema com Rapadura

Críticas

Amor por Direito (2015): cinema é também ideologia, ótimo quando humanista

De forma paradoxal, o filme tem uma temática progressista e ideologicamente elogiável, mas faz uma abordagem narratológica tradicional, clichê e previsível. É o elenco que salva o diretor e o roteirista.

  segunda-feira, 25 de abril de 2016

Truman (2015): a morte não precisa ser um tema sombrio

Sem fascinar os sentidos, o filme é quase impecável tecnicamente e deslumbra o intelecto. Deixa a desejar apenas no desfecho e na (ausência de) construção dos coadjuvantes.

  sexta-feira, 22 de abril de 2016

Mente Criminosa (2016): grandes ideias em uma embalagem bonita, mas sem conteúdo

Propostas interessantes e grande elenco não seguram roteiro medíocre.

  sexta-feira, 22 de abril de 2016

Mogli – O Menino Lobo (2016): Disney entrega mais do que o necessário

O visual estonteante, a narrativa ágil e o competente elenco compensam o roteiro mais básico, com Jon Favreau entregando uma versão live-action digna do livro original e da animação clássica.

  quarta-feira, 20 de abril de 2016

Crítica | Decisão de Risco (2015): um olhar interessante sobre a guerra ao terror

Vários pontos de vista de uma operação antiterrorismo mostra tudo que envolve uma operação militar, inclusive a dificuldade e as consequências de cada decisão.

  quarta-feira, 20 de abril de 2016

O Escaravelho do Diabo (2016): filme (fraco) de serial killer para teens

O roteiro foi adaptado e a direção teve como norte agradar tanto o público adulto quanto o infanto-juvenil. A intenção, porém, fica apenas na teoria.

  quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ave, César! (2016): uma inteligente sátira de Hollywood

É a vez dos Irmãos Coen satirizarem a grande indústria do cinema norte-americano e ao mesmo tempo parodiar uma de nossas épocas mais paranoicas.

  domingo, 17 de abril de 2016

Rua Cloverfield, 10 (2016): mais uma surpresa de J.J. Abrams

Criando tensão principalmente nas interações extremamente humanas entre seus personagens, esta continuação (?) de "Cloverfield - Monstro" não tem quase nada em comum com o original, mas mantém o ótimo nível daquele longa.

  quinta-feira, 14 de abril de 2016

Invasão a Londres (2016): espiral de pretextos e mais pretextos

Com o claro objetivo de enaltecer o heroísmo do protagonista e fazer Gerard Butler aparecer (e lucrar) muito, o filme serve, no máximo, como entretenimento raso, descerebrado e frívolo.

  quinta-feira, 14 de abril de 2016

A Senhora da Van (2015): um feel good movie divertido e agradável

Tragicomédia traz um grande papel de Maggie Smith, que foi indicada ao Globo de Ouro.

  quinta-feira, 14 de abril de 2016

Visões do Passado (2015): ao invés de medo, o filme dá sono

Escolhas erradas e um roteiro que evidentemente não passou por mais de um tratamento, fazem dessa história uma tragédia traumática para toda a vida.

  quinta-feira, 14 de abril de 2016

Voando Alto (2016): dedicação e sorrisos em busca de um sonho

Filme conta a história de um herói improvável com leveza e bom humor.

  quinta-feira, 07 de abril de 2016

Casamento Grego 2 (2016): sessão “greco-nostálgica” apenas pontualmente divertida

Apostando na nostalgia como elemento maior, roteiro fraco e bagunçado diverte apenas pontualmente.

  quinta-feira, 07 de abril de 2016

Norm e os Invencíveis (2016): melhor teria sido não lançar

Somando uma animação tecnicamente amadora e visualmente grosseira com um roteiro péssimo, o produto final é artisticamente desprezível.

  segunda-feira, 04 de abril de 2016

Mundo Cão (2016): desenvolvimento confuso desperdiça thriller com potencial

Desenrolar de trama bagunçado desperdiça boas ideias iniciais, que poderiam render um thriller plenamente instigante.

  segunda-feira, 04 de abril de 2016

O Abraço da Serpente (2015): um river-movie colombiano

Requinte narrativo e técnico fazem desse pequeno filme um dos mais belos sobre a experiência etnográfica.

  segunda-feira, 04 de abril de 2016

Conspiração e Poder (2015): Cate Blanchett é a dona do filme

A direção fria não atinge a contundência almejada, tampouco a dramaticidade potencial do roteiro. Cate Blanchett, em mais um ótimo trabalho, eleva a qualidade do longa.

  segunda-feira, 04 de abril de 2016

Batman vs. Superman – A Origem da Justiça (2016): muito espetáculo, pouca substância

Ao invés de se concentrar no confronto ideológico (e até mesmo físico) entre os personagens-títulos, o longa de Zack Snyder gasta tempo demais apresentando elementos do universo DC para os próximos filmes da franquia, inchando excessivamente a experiência.

  domingo, 27 de março de 2016

O Jovem Messias (2016): filme tem originalidade, mas a abordagem é clichê

Apesar do argumento original, o roteiro raso, a direção burocrática e as mensagens subliminares ideologicamente retrógradas resultam em um filme ruim.

  sábado, 26 de março de 2016

Ressurreição (2016): um novo ponto de vista para a Paixão de Cristo

Novo longa de Kevin Reynolds ganha pontos pela criatividade, mas peca pela falta de ritmo.

  sábado, 26 de março de 2016

Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (2016): civilização de animais sem preconceitos

Através de uma metáfora cinematográfica repleta de símbolos e referências, o espectador é exposto a críticas oportunas e estimulado a refletir sobre sonhos e preconceitos.

  sexta-feira, 18 de março de 2016

A Série Divergente – Convergente (2016): uma franquia perdida

Esse terceiro capítulo da saga certamente é o mais fraco até aqui, com sua protagonista se mostrando descaracterizada em meio a uma história sem ação, drama ou rumo.

  sexta-feira, 18 de março de 2016

Little Boy – Além do Impossível (2015): a fé pode mover uma montanha?

É tudo tão doce e tão ameno no longa que ele passará despercebido. Melhor assim: analisando atentamente, as virtudes ficam bastante prejudicadas pelas falhas.

  sexta-feira, 18 de março de 2016

Presságios de um Crime (2015): quando quem deseja morrer é o espectador

Vazio em qualidades, a estreia de mais um brasileiro em Hollywood prova que estrangeiros na indústria têm um alto preço a pagar.

  sexta-feira, 18 de março de 2016

Como Ser Solteira (2016): um filme esquecível e descartável

Comédia apresenta roteiro e situações óbvias.

  quinta-feira, 10 de março de 2016

O Menino e o Mundo (2014): reflexões que muitos filmes adultos não têm coragem

Animação brasileira só estreou por aqui por causa da indicação ao Oscar.

  quinta-feira, 10 de março de 2016

Zoolander 2 (2016): comida requentada

Menos rebelde e bem menos inteligente que o de 2001, a continuação deixa a desejar ao atenuar o viés transgressor e as críticas ácidas ao mundo da moda.

  quinta-feira, 10 de março de 2016

50 Tons de Preto (2016): cinquenta tons de uma tragédia anunciada

Satirizando uma obra que simplesmente não tem força o suficiente para tal, basicamente nada se salva neste filme que parece ter sido feito já com a intenção de ser um dos piores dos últimos tempos.

  quinta-feira, 10 de março de 2016

Kung Fu Panda 3 (2016): amadurecimento de Po encerra bem a trilogia

O fechamento da trilogia "Kung-Fu Panda" traz Po finalmente descobrindo suas origens e encarando um novo vilão. Mesmo o roteiro sendo um arroz com feijão de "seja você mesmo", a produção consegue agradar, graças ao carisma dos personagens e seu belo visual.

  segunda-feira, 07 de março de 2016

Um Homem Entre Gigantes (2015): uma ótima história, um filme nem tanto

A vontade de Will Smith de permanecer nos holofotes tira o foco de uma excelente história.

  segunda-feira, 07 de março de 2016

A Bruxa (2016): soturno e incomodo

Livrando-se dos clichês do gênero, a nova joia do terror moderno aposta numa atmosfera mórbida e trabalha com temas espinhosos, deixando o público angustiado durante a sessão.

  sexta-feira, 04 de março de 2016

Deuses do Egito (2016): um filme capaz de fazer Faraós se revirarem em suas tumbas

O filme é um descalabro: o roteiro é abominável, a escolha do cast foi equivocada e a direção é péssima. Uma bomba de CGI carnavalesco que representa um lixo cinematográfico.

  quinta-feira, 03 de março de 2016

Orgulho e Preconceito e Zumbis (2016): diversão passageira e esquecível

Adaptação de livro baseado em clássico de Jane Austen não assusta, é um pouco divertido e só.

  quinta-feira, 03 de março de 2016

Horas Decisivas (2016): uma mistura indigeste de romance e desastre

Um sub-“Titanic” lançado quase 20 anos depois do longa de James Cameron, “Horas Decisivas” é uma mistura esdrúxula de filme-desastre com romance de Nicholas Sparks que tenta bravamente não afundar graças aos esforços de Casey Affleck.

  quinta-feira, 03 de março de 2016

Amy (2015): documentário sobre a artista para além da celebridade

Vencedor do Oscar de Melhor Documentário desse ano, o esforço de uma releitura histórica sobre a biografia da cantora é muito bem sucedido.

  quinta-feira, 03 de março de 2016

Ex_Machina: Instinto Artificial (2015): um franco convite à reflexão

Menos um entretenimento momentâneo e mais um impacto intelectual duradouro, o filme tem um roteiro extraordinariamente rico e inteligente, além de atuações impecáveis, mas o final quase compromete toda a obra.

  quinta-feira, 03 de março de 2016

45 Anos (2015): mínimo em acontecimentos, profundo em sentimentos

Dois veteranos na atuação ganham espaço necessário para brilhar em papéis bem construídos, numa história emocionalmente pesada.

  quarta-feira, 02 de março de 2016

O Lobo do Deserto (2014): miscelânea de western com road movie em terras jordanianas

Apesar das falhas pontuais, a direção promissora – aliada a outros elementos técnicos bem desenvolvidos – permite uma atmosfera tocante que compensa a cortina de fumaça feita pelo roteiro em relação ao contexto efervescente.

  quarta-feira, 02 de março de 2016

What Happened, Miss Simone? (2015): a vida prevaleceu sobre a obra

Documentário é tecnicamente bem feito e fiel à biografia de Nina Simone, porém, o melancólico roteiro reduz seu legado artístico para explorar suas polêmicas pessoais.

  quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Já Estou Com Saudades (2015): exagera no esforço de tentar nos emocionar

Atrizes carismáticas não dão conta de personagens desinteressantes, numa história recontada com mais êxito pelo menos uma dúzia de outras vezes.

  quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016