Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Bradford Dillman, do filme Estranha Compulsão, morre aos 87 anos

Ator veterano fez carreira no teatro, no cinema e na TV.

Bradford Dillman, do filme Estranha Compulsão, morre aos 87 anos>

O ator Bradford Dillman,  famoso por protagonizar o filme “Estranha Compulsão”, morreu aos 87 anos na última terça-feira, 16 de janeiro, em Santa Barbara, na Califórnia. A morte foi causada devido a complicações decorrentes de uma pneumonia. O anúncio foi feito pelo porta-voz da família, Ted Gekis. As informações são do The Hollywood Reporter.

Dillman nasceu em 14 de abril de 1930, em São Francisco, na Califórnia, sendo o terceiro de quatro irmãos. Ele fez seu debut na Broadway em 1956, em “Long Day’s Journey Into Night”, vivendo o papel de Edmund Tyrone, alter-ego do autor Eugene O’Neill.  O ator teve sua performance reconhecida ao ser premiado com o Theater World Award, enquanto O’Neill  recebeu postumamente o Prêmio Pulitzer.

Em 1959, ao lado do ator Dean Stockwel (“Terror na Escuridão”), Dillman estrelou o tenso drama criminal “Estranha Compulsão”, do diretor Richard Fleischer (“Guerreiros de Fogo”), filme baseado no infame caso “Leopold e Loeb”, ocorrido na década de 20. A dupla encarnou os assassinos Arthur A. Straus (Dillman) e Judd Steiner (Stockwel), que pensavam ter cometido o crime perfeito. Outro gigante que esteve ao lado dos dois foi Orson Welles (“Orson Welles”, no qual interpretou ele mesmo), no papel de advogado dos criminosos. Os três foram honrados com o prêmio de melhor interpretação masculina no Festival de Cannes. A família de Dillman declarou que ele havia ficado muito orgulhoso por este trabalho, junto com sua participação no filme “The Iceman Cometh” (1973), dirigido por John Frankenheimer (“Bastidores da Guerra”).

Dillman atuou ao lado de Robert Redford (“Nossas Noites”) em “Nosso Amor de Ontem” (1973), vivendo o personagem J. J., melhor amigo do protagonista. Sua filha Pamela, falando a respeito do pai, disse que este foi o filme que “capturou perfeitamente a sua essência”, particularmente durante a cena do barco, quando os personagens recordaram-se dos melhores momentos de suas vidas.

Dillman também apareceu ao lado de Clint Eastwood (“Curvas da Vida”) em dois filmes do famoso personagem “Dirty Harry”: “Sem Medo da Morte” (1976) e “Impacto Fulminante” (1983).

Onipresente na TV nas décadas de 60 e 70, Dillman teve um papel recorrente na popular série sessentista “Dr. Kildare”, e estrelou, ao lado de Peter Graves (da série “American Dad!”), a série “Court Martial”. Ele também fez participações em diversas outras produções da NBC e da CBS“The Name of the Game”“The Wild Wild West”“Missão Impossível”“O Agente da UNCLE”“Columbo”“Ironside”“Barnaby Jones” “The Mary Tyler Moore Show”.

Saiba Mais: ,

Fernando Gomes
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas