Cinema com Rapadura

Notícias   domingo, 27 de abril de 2014

O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson, é destaque no Cine PE

Abertura do festival também exibiu 10 curtas nacionais em competição.

wes anderson

O Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, recebeu na noite de ontem (26) a 18ª edição do Cine PE Festival do Audiovisual, que atinge a maioridade transformando a competição em internacional. O novo longa de Wes Anderson (“Moonrise Kingdom”), “O Grande Hotel Budapeste” (foto acima), que também abriu o Festival de Berlim e venceu o Prêmio do Júri, deixou o público encantado até quase 1 da manhã. Cerca de 2 mil pessoas participaram da abertura do festival, que traz extensa programação até o dia 02 de maio.

Exibido fora de competição, “O Grande Hotel Budapeste” segue o estilo fabuloso e característico de Anderson, que se estabelece, a cada novo projeto, como um dos cineastas mais competentes de sua geração. A trama, inspirada em uma história de Stefan Zeig (autor do livro “Maria Antonieta”), se passa entre duas guerras, quando o famoso gerente de um hotel conhece um jovem mensageiro que logo se torna o seu melhor amigo. Os dois passam a viver grandes aventuras a partir do roubo de um quadro valiosíssimo. Estrelado por Ralph Fiennes (da franquia “Harry Potter”) ao lado do desconhecido Tony Revolori, Anderson conta mais uma história fantástica que mistura gêneros, com uma montagem dinâmica e a direção de arte sempre exemplar.

Anderson ainda conta com um elenco dos sonhos composto por Jude Law (“Closer – Perto Demais”), Bill Murray (“Encontros e Desencontros”), Tilda Swinton (“Precisamos Falar Sobre Kevin”), Jason Schwartzman (“Scott Pilgrim Contra o Mundo”), Saoirse Ronan (“Desejo e Reparação”), F. Murray Abraham (“Encontrando Forrester”), Jeff Goldblum (“A Vida Marinha com Steve Zissou”), Willem Dafoe (“Ninfomaníaca”), Adrien Brody (“O Pianista”), Owen Wilson (“Marley e Eu”), Edward Norton (“O Ilusionista”), Harvey Keitel (“Dragão Vermelho”), Léa Seydoux (“Azul é a Cor Mais Quente”), Tom Wilkinson (“Conduta de Risco”) e Mathieu Amalric (“O Escafandro e a Borboleta”). A estreia em circuito nacional está prevista para o dia 26 de junho.

Notícias da RainhaRestou mesmo a Anderson o brilhantismo da primeira noite do Cine PE. Com as mudanças do evento, agora os curtas se dividem em Mostra Pernambuco e Mostra Curta Brasil, exibidas antes de “O Grande Hotel Budapeste”. Apesar de os curtas selecionados se comunicarem bem ao abordar a memória, a história e a cultura do Brasil, pouco foi visto de linguagem e exercício cinematográficos, como é de se esperar em festivais nacionais.

Entre os dez curtas da abertura, os destaques ficaram com “Au Revoir”, de Milena Times (PE), sobre duas vizinhas que estreitam laços dramáticos na França; “No Movimento da Fé”, de Fernando Segtowic e Thiago Pelaes (PA), um belo documentário sobre o Círio de Nazaré, tradicional procissão paraense, e “Notícias da Rainha” (foto à direita), de Ana Johann (PR), híbrido que devolve a voz e relembra a importância de Lucia Cecília Kubis, um dos principais nomes da rádio curitibana.

A competição do 18º Cine PE continua hoje (27) com os curtas “Frascos”, de Ariana Nuala (PE), e “Ecce Homo”, de Clodoaldo Lino (RJ), além dos longas documentais “O Mercado de Notícias”, de Jorge Furtado (RS), e “‘1960”, de Rodrigo Areias (Portugal).  A ficção “Getúlio”, de João Jardim (RJ), também será exibida fora de competição. Acompanhe toda a programação no site oficial.

O Cinema com Rapadura está em Recife/Olinda a convite do 18º Cine PE Festival do Audiovisual.

Saiba Mais: ,

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas