Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Distribuidora italiana pede desculpas pela divulgação de 12 Anos de Escravidão

Material publicitário do longa foi visto como racista.

12-anni-schiavoO material de divulgação italiano do longa “12 Anos de Escravidão” foi alvo de duras críticas na última semana, porque os pôsteres dão destaque central aos personagens coadjuvantes brancos da trama, em detrimento do protagonista negro, Chiwetel Ejiofor (“O Gangster”). Pelas redes sociais, os italianos foram acusados de racismo, uma vez que o período de escravidão nos EUA é um dos temas centrais do filme.

Em comunicado oficial, a BIM Distribuizone, distribuidora do filme na Itália, pediu desculpas pelo ocorrido, alegando que os cartazes divulgados já foram recolhidos, pois eram inconsistentes com os que foram aprovados. Um simples descuido foi responsável por toda a polêmica gerada. Brevemente:

“Estamos muito orgulhosos do filme e lamentamos qualquer distração que este incidente possa ter causado”, comentaram.

De acordo com o site The Hollywood Reporter, representantes da Summit Entertainment também afirmaram que o material divulgado na Itália não recebeu a devida aprovação para circular, e que a situação será investigada para evitar mais transtornos.

12 Anos de Escravidão” é um dos filmes mais aclamados de 2013 e já recebeu recordes de indicações em alguns dos principais prêmios da temporada que antecede o Oscar, entre eles o Globo de Ouro e o SAG Awards, premiação do sindicato dos atores. O longa, dirigido por Steve McQueen (“Shame“), conta a história de um ex-escravo (Ejiofor) que retorna ilegalmente a sua antiga condição. Também estão na produção Brad Pitt (“Guerra Mundial Z”), Michael Fassbender (“O Conselheiro do Crime”), Benedict Cumberbatch (“Além da Escuridão – Star Trek“), Sarah Paulson (da série “American Horror Story“), Paul Dano (“Os Suspeitos“) e a novata Lupita Nyong’o, favorita aos prêmios de melhor atriz coadjuvante da temporada pelo seu trabalho no longa.

O longa estreou nos Estados Unidos no dia 08 de novembro de 2013. A estreia no Brasil será apenas em 04 de abril de 2014

Saiba Mais: , , , ,

Artur Lopes
@thelopesid

Compartilhe


Notícias Relacionadas