Cinema com Rapadura

Notícias   sábado, 27 de abril de 2013

Comédia Giovanni Improtta abre a competição de longas no Cine PE

Curta "Íris", de Kiko Mollica, foi o destaque da noite.

A 17ª edição do Cine PE Festival do Audiovisual teve início na noite de ontem (26) no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, com a exibição de quatro filmes em competição, três curtas e um longa. O ator José Wilker (“Elvis & Madona”) esteve na cerimônia de abertura para apresentar “Giovanni Improtta”, sua primeira experiência como diretor.

Giovanni Improtta2

O longa, baseado no personagem criado pelo escritor Aguinaldo Silva, fez sua pré-estreia no evento, preparando-se comercialmente para chegar às telonas nacionais no dia 17 de maio. Mesmo rendendo risadas do público presente, a obra funciona melhor para os noveleiros  que acompanharam “Senhora do Destino”, que conta com o personagem na trama, mas está fora do perfil da comédia com perfil competidor de um festival de cinema. Ainda assim, é preciso considerar a abordagem política e social feita sutilmente pelo roteiro.

A exibição do curta “Íris”, de Kiko Mollica (SP), foi o ponto alto da abertura, que não lotou a sala de exibição, mas contou com um público considerável. A ficção, filmada inteiramente em subjetiva, acompanha um garoto que nasceu com um problema de visão. Rapidamente, vemos a relação do jovem com a mãe, o seu casamento e uma quase separação. Apesar de o experimento narrativo não ser grande novidade (o foco alterado para reproduzir a visão do personagem), ainda assim é válido, principalmente por ser assertivo e valorizar o bom roteiro que tem em mãos. Exibido pela primeira vez no circuito de festivais nacionais, o filme foi ovacionado pelo público antes mesmo de terminar.

Também foram exibidos os curtas “12:40”, de Dário Jr. (AL), e a animação “Joana”, de Daniel Pinheiro Lima (MG).  Na mesma noite, o festival prestou homenagem ao Canal 100, que exibiu cenas inéditas do futebol brasileiro da década de 60. A programação segue até o dia 02 de maio, quando os vencedores serão anunciados. No total, o evento exibirá 39 filmes (12 longas e 27 curtas) no Teatro Guararapes, além de uma extensa lista de atividades paralelas.

O Cinema com Rapadura está em Recife/Olinda a convite do 17º Cine PE Festival do Audiovisual.

Saiba Mais: , ,

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe


Notícias Relacionadas