Cinema com Rapadura

Notícias   sábado, 22 de dezembro de 2012

Filme sobre a captura de Bin Laden causa rusga entre Senado e Sony

O filme vai estrear 18 de janeiro de 2013 nos cinemas brasileiros.

A Hora Mais Escura”, filme da realizadora Kathryn Bigelow (“Guerra ao terror”) sobre a captura e a morte de Osama Bin Laden, foi alvo de críticas por parte do Senado americano. Entre os descontentes, estava o senador republicano John McCain, além dos democratas Dianne Feinstein e Carl Levin. Na opinião de McCain, a produção foi infeliz ao afirmar que a tortura foi decisiva na busca de Osama Bin Laden, acontecida em maio de 2011. Ele chegou, inclusive, a enviar uma carta a Michael Lynton, diretor geral da distribuidora do filme, Sony Pictures.

Em uma parte da carta, propagada pela imprensa, ele diz:

“O filme mostra de forma muito imaginativa agentes da CIA torturando várias vezes detidos, que terminam por dar informações decisivas que permitem encontrar o esconderijo do chefe da Al-Qaeda em Abbottabad, no norte do Paquistão”.

O senador pelo estado do Arizona ainda pede um esclarecimento por parte de Lyton sobre a veracidade do que é mostrado no longa-metragem.

Examinamos os registros da CIA e constatamos que não é exato. ‘A Hora Mais Escura’ é inexato e acreditamos que vocês têm a obrigação de afirmar que o papel da tortura na perseguição (de Bin Laden) não está baseado em fatos, só oferece ficção narrativa ao filme“.

Segundo o site da AFP, a Sony Pictures foi bem sucinta em sua resposta, não esclarecendo muito bem a polêmica e utilizando-se das mesmas declarações dadas por Bigelow e pelo roteirista do filme, Mark Boal (“No Vale das Sombras”), na semana passada.

“Representamos diferentes práticas controversas e métodos de inteligência que foram utilizados na busca de Bin Laden. O filme mostra bem que nenhum destes métodos foi forçosamente decisivo na perseguição”.

Apesar de se basear em fatos reais, a trama segue com uma história que dosa o real e a ficção, narrando os esforços de Maya (Jessica Chastain-, de “Árvore da Vida”), uma agente da CIA que se empenha na descoberta das pistas do paradeiro de Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda, organização militante islâmica. Ao se aproximar de pessoas ligadas ao líder terrorista, ela descobre o esconderijo no Paquistão de Bin Laden. Com isso, inicia uma operação que levará à captura e à morte de Bin Laden.

Saiba Mais: ,

Rômulo Mendes
@

Compartilhe


Notícias Relacionadas