Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Martin Scorsese volta a criticar grandes franquias e filmes de heróis: “temos que salvar o cinema”

Cineasta ainda chamou obras produzidas em massa por streamings de "conteúdo manufaturado".

Martin Scorsese volta a criticar grandes franquias e filmes de heróis: “temos que salvar o cinema”>
(Imagem: Getty Images)

Em um novo perfil publicado pela revista GQ, o diretor Martin Scorsese voltou a falar sobre filmes de quadrinhos e a cultura de grandes franquias nos cinemas. Este é um tópico que o cineasta vem debatendo publicamente nos últimos anos.

Quando questionado sobre este tipo de blockbuster, Scorsese afirmou que sua onipresença pode ser negativa para o público que não conhece outros tipos de filmes:

“O perigo é o que isso está causando à nossa cultura. Porque agora haverá gerações que pensarão que os filmes são apenas isso – isso é o que os filmes são. Eles já pensam isso. O que significa que temos que lutar mais. E tem que vir do nível popular. Tem que vir dos próprios cineastas. E você terá, você sabe, os irmãos Safdie, e você terá Christopher Nolan, entende? Acerte-os de todos os lados e não desista. Vamos ver do que você é capaz. Vá lá e faça. Vá reinventar. Não reclame. Mas é verdade, porque temos que salvar o cinema.”

O cineasta também falou sobre a definição de conteúdo da era do streaming, o que chamou de “conteúdo manufaturado”, em oposição ao cinema real:

“Acho que o conteúdo manufaturado não é realmente cinema. É quase como se a inteligência artificial fizesse um filme. E isso não significa que você não tenha diretores incríveis e pessoas de efeitos especiais fazendo belas obras de arte. Mas o que isso significa? O que esses filmes fazem, o que isso vai te dar? Fora uma espécie de consumação de alguma coisa e depois eliminar da sua mente, do seu corpo todo, sabe? Então, no que isso está lhe agregando?”

O próximo filme de Scorsese, “Assassinos da Lua das Flores”, será lançado nos cinemas em 19 de outubro – assista ao trailer.

Saiba Mais:

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas