Star Wars: Rogue Squadron | Disney remove spin-off dirigido por Patty Jenkins do seu calendário de lançamentos
Filme estava previsto para estrear em 22 de dezembro de 2023, mas a produção já estava adiada indefinidamente desde o ano passado.
(Divulgação/Lucasfilm)
Segundo informações da Variety, a Disney removeu “Rogue Squadron”, filme da franquia “Star Wars” comandado pela diretora Patty Jenkins, do seu calendário de lançamentos.
O anúncio aparenta ser mera formalidade, uma vez que a produção do longa já havia sido adiada indefinidademente há algum tempo, supostamente devido a conflitos de agenda entre Jenkins e a Lucasfilm. Além disso, a obra estava prevista para 22 de dezembro de 2023, e a concorrência de lançamentos nesta janela está bastante acirrada, com as estreias de “Aquaman e o Reino Perdido”, do novo “Caça-Fantasmas” e do problemático “Star Trek 4” marcadas para o mesmo dia.
“Rogue Squadron” será um filme sobre os pilotos de caça da Aliança Rebelde e, posteriormente, da Nova República. O esquadrão (conhecido como “Esquadrão Desordeiro” no Brasil) é um dos favoritos entre os fãs de “Star Wars“, com diversas publicações e jogos de videogame sendo lançados ao longo das décadas de 1990 e 2000. Esses materiais não integram mais o novo cânone da Lucasfilm após a compra pela Disney, mas o esquadrão já existe no novo universo.
Esperava-se que “Rogue Squadron” fosse o primeiro filme de “Star Wars” a ser exibido nos cinemas desde “A Ascensão Skywalker”, de 2019. A Disney e a Lucasfilm estão ocupadas desenvolvendo filmes separados da franquia: um com Taika Waititi, outro com Rian Johnson, diretor de “Os Últimos Jedi”, e um terceiro com o chefe da Marvel, Kevin Feige. Porém, há pouca ou nenhuma informação disponível sobre qualquer um desses projetos, então não está claro qual deles será o primeiro a chegar às telonas.
A produção de “Rogue Squadron” foi anunciada em dezembro de 2020 durante o Dia do Investidor da Disney. À ocasião, Jenkins afirmou que pretendia fazer “o maior filme de pilotos de caça já feito” como homenagem a seu pai, antigo piloto da Força Aérea americana.
Saiba Mais: Patty Jenkins, Star Wars: Rogue Squadron