Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 29 de julho de 2022

Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood é adquirida pela Eldridge Industries; mudanças no Globo de Ouro são esperadas

Imagem e prestígio da HFPA vêm seriamente danificados após uma série de denúncias de práticas financeiras escusas e falta de diversidade no quadro da instituição.

Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood é adquirida pela Eldridge Industries; mudanças no Globo de Ouro são esperadas>
(Imagem: HFPA)

Em meio a diversas controvérsias, os membros da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, da sigla em inglês) concordaram com a aquisição da instituição pela Eldridge Industries. Com isso, novas mudanças são esperadas para as próximas edições do Globo de Ouro, segundo comunicado oficial da HFPA (via THR).

A Eldridge Industries pertence ao empresário Todd Boehly, e irá reorganizar a HFPA e torná-la uma instituição com fins lucrativos para administrar e realizar o Globo de Ouro anualmente. A renda angariada pelo evento será então revertida a uma instituição sem fins lucrativos e voltada para projetos filantrópicos. O acordo também prevê a criação de estafe e equipe executiva permanentes para a realização do Globo de Ouro e administração da HFPA. Novos votantes na premiação também serão adicionados, visando aumentar o tamanho e diversidade do quadro de eleitores.

A edição mais recente do Globo de Ouro ocorreu de forma privada e sem transmissão televisiva. A polêmica acerca da HFPA e sua estrutura organizacional perdura já há algum tempo, desde que o jornal Los Angeles Times, divulgou em fevereiro de 2021 uma matéria sobre as práticas financeiras questionáveis da entidade, além de expor seu pobre histórico de diversidade e representatividade, chegando ao cúmulo de sequer contar com membros negros. A HFPA chegou a divulgar um programa de reformas que visava conduzir as reformas necessárias, além de novas restrições a presentes e pagamentos que seus membros votantes possam receber de estúdios e produtoras, mas sem estipular um prazo ou cronograma de implementação.

A credibilidade da HFPA, que é uma organização sem fins lucrativos, vem profundamente danificada desde antes da atual polêmica, com a entidade promovendo medidas paliativas ano após ano conforme sofria mais críticas. Gigantes como Warner, Netflix e Amazon – além da própria NBC – se juntaram para promover um boicote à premiação e cortando relações com a entidade. Atores como Scarlett Johansson e Mark Ruffalo se juntaram aos protestos, pedindo que artistas “se distanciassem” da HFPA; Tom Cruise, por sua vez, chegou a devolver os três prêmios que conquistou ao longo dos anos como forma de protesto. Na última temporada de campanha, estúdios e filmes deixaram fora o nome do Globo de Ouro entre as premiações almejadas.

Saiba Mais:

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas