Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 29 de julho de 2022

Will Smith quebra silêncio e publica vídeo pedindo desculpas por incidente com Chris Rock no Oscar 2022

Ator pediu perdão a Rock, sua família, colegas indicados aos prêmios da noite e seus fãs.

Will Smith quebra silêncio e publica vídeo pedindo desculpas por incidente com Chris Rock no Oscar 2022>
(Imagem: reprodução/Will Smith/Youtube)

Na manhã dessa sexta-feira (29), Will Smith publicou um novo vídeo em seu canal próprio no Youtube. Com cerca de cinco minutos de duração, o ator novamente pediu desculpas públicas ao comediante Chris Rock pelo incidente entre os dois no Oscar 2022, em que Smith deu um tapa em Rock no palco do evento. Assista acima (sem legendas).

Visivelmente emocionado, Smith leu perguntas feitas publicamente sobre a ocasião e respondeu para a câmera. A primeira foi justamente sobre não ter se desculpado em seu discurso ao receber o Oscar de Melhor Ator por “King Richard: Criando Campeãs“: “Eu estava fora de mim àquela altura. É tudo um borrão“.

Smith afirmou ter tentado entrar em contato com Rock, tendo como resposta a informação de que o comediante não estaria pronto para conversar. O ator também falou sobre a família de Rock:

“Peço desculpas a você, Chris. Meu comportamento foi inaceitável e estarei aqui quando você estiver pronto para conversar. Quero pedir desculpas à mãe do Chris. Naquele momento, eu não estava pensando em quantas pessoas eu estava machucando. Então quero pedir desculpas à mão do Chris, à família do Chris. Especificamente, Tony Rock [irmão de Chris, também ator]. Tínhamos uma ótima relação, Tony Rock era muito querido, e isso é, provavelmente, irreparável.”

O ator admite ter reagido de forma violenta à piada de Chris Rock sobre a condição de Jada Pinkett-Smith, que sofre de alopecia – uma doença autoimune que causa perda de cabelo:

“Não há parte alguma de mim que ache que aquele era o jeito certo de me comportar naquele momento. Não há parte alguma de mim que ache que aquele era uma boa maneira de reagir a um sentimento de desrespeito ou insulto.”

Outro ponto abordado por Smith foi a suposta influência que Jada teria exercido sobre ele na ocasião. Respondendo a uma pergunta sobre a reação de sua esposa à piada de Rock, Will Smith reafirmou que a reação foi única e exclusivamente sua:

“Eu fiz uma escolha por conta própria, baseado nas minhas próprias experiências, na minha história com Chris. Jada não teve nada a ver com isso. Perdão, querida. Quero pedir desculpas aos meus filhos e à minha família pela visibilidade que isso trouxe a nós todos.”

O incidente ocorreu antes da entrega do Oscar de Melhor Documentário, que foi vencido por Ahmir “Questlove” Thompson pelo filme “Summer of Soul“. Smith também se desculpou com o músico e cineasta, e pediu perdão aos demais vencedores e indicados da noite:

“A todos os meus colegas indicados, sabe, isso é uma comunidade. Eu ganhei porque vocês votaram em mim. E parte meu coração ter roubado e manchado o momento de vocês. Ainda consigo ver os olhos de Questlove. Sabe, isso aconteceu durante a premiação de Questlove. ‘Me perdoe’ não é o suficiente, de verdade.”

Por fim, Smith encerra o vídeo falando com os fãs e pessoas que o admiravam. “Decepcionar as pessoas é o meu trauma pessoal“, diz o ator, que afirma sentir remorso por sua atitude e tentar não entrar no campo da auto-depreciação e auto-indulgência:

“Sei que foi confuso. Sei que foi chocante. Mas prometo a vocês, estou profundamente comprometido e dedicado a trazer luz e amor e alegria ao mundo. E, sabe, se você permitir, prometo que vamos conseguir ser amigos de novo.”

Como parte da punição imposta a Smith pelo incidente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas o baniu do Oscar por dez anos. Ele mantém o Oscar conquistado por “King Richard: Criando Campeãs” e segue podendo concorrer a novas estatuetas, apenas não poderá recebê-las pessoalmente caso vença. Enquanto isso, o ator segue sofrendo consequências piores na indústria, com Netflix e Universal interrompendo projetos que tinham em desenvolvimento com Smith.

Smith chegou a pedir desculpas públicas a Chris Rock pelo incidente. O comediante havia feito uma piada relativa à condição médica de Jada Pinkett-Smith no Oscar; a atriz tem alopecia, doença auto-imune que causa a queda de cabelo. Smith tomou as dores da esposa e subiu no palco para dar um tapa em Rock. O ato ofuscou toda a cerimônia, na qual o próprio Smith acabou premiado com o Oscar de Melhor Ator minutos depois.

Além do pedido público de desculpas, Smith também se desligou da Academia.

Saiba Mais:

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas