Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Charisma Carpenter, atriz de Buffy, acusa Joss Whedon de comportamento tóxico e abuso de poder

Atriz interpretou Cordelia Chase nas duas séries criadas por Whedon, e ofereceu seu apoio a Ray Fisher.

Charisma Carpenter, atriz de Buffy, acusa Joss Whedon de comportamento tóxico e abuso de poder>

Charisma Carpenter veio à frente com uma nova denúncia contra Joss Whedon, acusando-o de abuso de poder e de manter um ambiente de trabalho tóxico. A atriz interpretou Cordelia Chase nas série “Buffy: A Caça-Vampiros” e “Angel”, criadas por Whedon. Carpenter ainda afirma que decidiu revelar sua experiência em apoio às acusações de Ray Fisher, que denunciou comportamento similar de Whedon durante as refilmagens de “Liga da Justiça”.

A atriz afirma:

“Joss Whedon abusou de seu poder em várias ocasiões enquanto trabalhava nos sets de ‘Buffy’e ‘Angel’. Embora ele achasse sua conduta imprópria divertida, só serviu para intensificar minha ansiedade de desempenho, enfraquecer-me e afastar-me de meus colegas. Os incidentes perturbadores desencadearam uma condição física crônica da qual ainda sofro. É com o coração batendo forte e pesado que digo que lidei de forma isolada e, às vezes, destrutivamente”.

“Com suas contínuas ameaças passivo-agressivas de me demitir, que causaram estragos na autoestima de uma jovem atriz. E insensivelmente me chamando de “gorda” para meus colegas quando eu estava grávida de [quatro] meses, pesando 57 kg. Ele era mau e mordaz, desprezava os outros abertamente e muitas vezes tinha seus favoritos, colocando as pessoas umas contra as outras para competir e disputar sua atenção e aprovação”.

“Aos seis meses de gravidez, fui convidada a comparecer ao trabalho à 1h da manhã, depois que meu médico recomendou reduzir minhas horas de trabalho. Devido aos dias longos e fisicamente exigentes e ao estresse emocional de ter que defender minhas necessidades como uma mulher grávida que trabalhava, comecei a sentir contrações de Braxton Hicks. Ficou claro para mim que a ligação de 1h foi retaliatória”.

A declaração completa da atriz pode ser lida na íntegra em sua postagem no Twitter.

Carpenter reforça que a demissão de Ray Fisher do papel de Ciborgue foi a “última gota” para a atriz. “Recentemente, participei da investigação de ‘Liga da Justiça’ da WarnerMedia porque acredito que Ray é uma pessoa íntegra que está dizendo a verdade”, ela completa.

Sarah Michelle Gellar, a protagonista de “Buffy”, ofereceu a seguinte declaração em seu Instagram:

“Embora eu tenha orgulho de ter meu nome associado a Buffy Summers, não quero ser associada para sempre ao nome de Joss Whedon. Estou mais focada em criar minha família e sobreviver a uma pandemia atualmente, então não farei mais nenhuma declaração neste momento. Mas estou com todos os sobreviventes de abuso e tenho orgulho deles por falarem”.

Amber Benson, intérprete de Tara Maclay na série, ofereceu apoio a Carpenter em seu Twitter:

“‘Buffy’ foi um ambiente tóxico e tudo começa no topo. Charisma está falando a verdade e eu a apoio 100%. Houve muito estrago feito durante aquela época e muitos de nós ainda seguem processando isso 20 anos depois”.

Ray Fisher também ofereceu seu apoio:

“Charisma é uma das pessoas mais corajosas que conheço. Sou eternamente grato pela sua coragem e por ela oferecer sua voz à investigação de ‘Liga da Justiça’. Leiam a verdade dela. Compartilhem a verdade dela. Protejam ela a todo custo. É o momento”.

A investigação da WarnerMedia referente às denúncias de Fisher foram concluídas e em 11 de dezembro de 2020 foi anunciado que “medidas foram tomadas”, sem esclarecer quais medidas seriam essas. Ainda antes da conclusão da investigação, Whedon se retirou da produção de “The Nevers”, séria da HBO criada por ele.

Após Fisher afirmar que não trabalharia mais com a DC até que medidas fossem tomadas para que Walter Hamada, o presidente da DC Films, fosse responsabilizado por proteger Whedon dentro da empresa, o personagem do Ciborgue foi retirado de “The Flash”, e Fisher foi desligado do estúdio.

Representantes de Whedon não ofereceram comentários até o momento.

Saiba Mais: , ,

Louise Alves
@louisemtm

Compartilhe


Notícias Relacionadas