Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Durante Expocine 2020, Warner enfatiza prioridade de lançamentos nos cinemas e Universal dá prévia do extenso line-up de 2021

Disney, no entanto, decepciona, e a incerteza quanto à relação do estúdio com os cinemas continua.

Durante Expocine 2020, Warner enfatiza prioridade de lançamentos nos cinemas e Universal dá prévia do extenso line-up de 2021>

Na última semana, nos dias 15 e 16 de outubro, aconteceu a Expocine 2020, evento em que vários setores da indústria cinematográfica do país se encontram para conferir o que o mercado reserva de novidades. Neste ano, o evento aconteceu virtualmente, em um momento também bastante delicado para os estúdios, distribuidores e exibidores. Com apresentações das filiais nacionais de grandes estúdios, jornalistas puderam ficar a par do que é planejado a nível de lançamentos para os cinemas ainda em 2020, mas principalmente em 2021.

A Warner Bros. Pictures Brasil fez a primeira apresentação, e a mensagem não poderia ser mais clara: a prioridade do estúdio é o Cinema. Espelhando a postura da matriz, a sede no Brasil reforçou que seus lançamentos são feitos para os cinemas, e este formato não deve mudar. O estúdio já está exibindo “Como Cães & Gatos 3” em salas do país, e a aguardada estreia de “Tenet”, filme de Christopher Nolan, está confirmada para 29 de outubro. “Convenção das Bruxas”, que irá estrear em 22 de outubro nos Estados Unidos através do HBO Max, chegará aos cinemas no Brasil em 2020, ainda sem data confirmada.

A Warner também relembrou todos de títulos planejados para 2021, como “O Esquadrão Suicida” de James Gunn, e “Duna” de Denis Villeneuve, programados para agosto e outubro, respectivamente. O estúdio também segue com “Mulher-Maravilha 1984” planejado para dezembro de 2020, mas o terreno ainda é instável quanto a este lançamento, que não recebeu tanta atenção.

A Universal Pictures deixou claro os planos de retomada ainda em 2020, e ainda apresentou seu forte line-up para 2021. Apesar de já ter estreado há seis meses em VOD nos Estados Unidos, “Trolls 2” terá lançamento nos cinemas no Brasil, marcado para 3 de dezembro. Uma semana depois, chega às salas “Freaky – No Corpo de um Assassino”, comédia de suspense produzida pela Blumhouse. Outros dois grandes trunfos da Universal são a DreamWorks e a Illumination, e a primeira já garantiu a estreia da animação “Os Croods 2: Uma Nova Era” no Brasil – a pré-estreia está marcada para o Natal, e a estreia marcada para 7 de janeiro de 2021. A data seria a de “Soul”, nova animação da Pixar, que aparentemente também deve ser lançada no Disney Plus no Brasil, e não nos cinemas.

“Minions 2: A Origem de Gru” e “Sing 2”, da Illumination, estão programados para 2021, julho e dezembro respectivamente. A Universal ainda tem “Respect: A História de Aretha Franklin”, cinebiografia estrelada por Jennifer Hudson, programada para estrear em março de 2021. No gênero de terror, “A Lenda de Candyman” também tem lançamento previsto para 2021, assim como “Halloween Kills”, que chegará em outubro do ano que vem. Por fim, mas certamente não menos importante, o estúdio tem as estreias de “007 – Sem Tempo para Morrer” e “Velozes e Furiosos 9” programadas para abril e maio de 2021, respectivamente. “Jurassic World: Domínio”, originalmente previsto para junho de 2021, foi adiado para 2022 no início deste mês. As gravações seguem acontecendo.

A Sony Pictures apresentou seus destaques esperados para 2021, entre eles a nova versão de “Cinderela” protagonizada por Camila Cabello, e a animação “Super Conectados”, dos mesmos produtores de “Homem-Aranha no Aranhaverso”. “Ghostbusters – Mais Além” segue com lançamento previsto para março de 2021, mas o trunfo da Sony é certamente o universo do Homem-Aranha. Para o ano que vem, o estúdio tem programado o lançamento de “Morbius” (março) e “Venom: Tempo de Carnificina” (junho), e ninguém menos do que o próprio Cabeça de Teia deve consagrar a época de Natal, com o “Homem-Aranha 3” de Tom Holland programado para dezembro. Holland ainda estrela em “Uncharted”, que pode estrear em julho de 2021 – levando em conta o histórico desta adaptação, no entanto, toda desconfiança é pouca.

A Expocine 2020 também marcou o aniversário de 10 anos da Vitrine Filmes, distribuidora independente responsável por lançar o sucesso brasileiro “Bacurau”. “Pacarrete”, “Sem Seu Sangue” e “Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu” são alguns dos lançamentos recentes da empresa. No evento também foi feito o anúncio de que Diamond Films e a Galeria Distribuidora estão unificando suas operações no Brasil. Algumas das estreias vindouras do grupo são “Destruição Final: O Último Refúgio”, ação com Gerard Butler que estreia em 19 de novembro nos cinemas, e “355”, thriller de espionagem liderado por Jessica Chastain, ainda sem data prevista.

A Disney foi responsável por encerrar a Expocine, e o estúdio decepcionou. Refém da postura da matriz de jogar seus lançamentos para o streaming – “Mulan” chegará ao Disney Plus em 4 de dezembro no Brasil, e “Soul” deve ter estreia simultânea no Natal – a empresa pouco pôde antecipar estreias vindouras com entusiasmo. Com tantas produtoras debaixo de suas asas, a Disney priorizou o poder da Marvel ao antecipar que 2021 aguarda as estreias de “Viúva Negra” (abril), “Shang-Chi” (julho), e “Eternos” (novembro). A 20th Century Studios também ganhou certa atenção, com apresentações da comédia romântica brasileira “Incompatível”, de “Free Guy – Assumindo o Controle” e de “Todos Estão Falando Sobre Jamie”, que são esperados para os cinemas, mas ainda sem datas divulgadas. Ah, não devemos esquecer que “Os Novos Mutantes” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 22. Finalmente?!

==

A Expocine 2020 marcou a demonstração do esforço da indústria em reestabelecer os cinemas depois de um período tão difícil para o mercado, mas a marca deixada em 2020 é inquestionável, e só podemos torcer para que 2021 possa ser próspero novamente.

Saiba Mais: , , , ,

Louise Alves
@louisemtm

Compartilhe


Notícias Relacionadas