Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Mulan | Governo chinês estaria proibindo imprensa local de falar sobre o filme

Entre as possíveis alegações apontadas está o local no qual o filme foi gravado.

Mulan | Governo chinês estaria proibindo imprensa local de falar sobre o filme>

Segundo fontes da Reuters, autoridades chinesas disseram aos principais meios de comunicação do país para não cobrirem o lançamento de “Mulan“, nova adaptação live-action da Disney. Programado para chegar aos cinemas locais na próxima sexta-feira (11), os veículos de comunicação chineses receberam mensagens enviadas pela Administração do Ciberespaço da China, para que a estreia do filme não virasse pauta na mídia.

Nenhuma razão foi dada no aviso, no entanto, acredita-se que um dos principais motivos esteja diretamente relacionado ao lugar em que parte das gravações do filme ocorreram: a região de Xinjiang. O local é conhecido por ser o destino escolhido pela China para aprisionar e torturar grupos muçulmanos, segundo organizações mundiais.

Outra polêmica em torno da produção surgiu em 2019, quando Liu Yifei, estrela do filme, fez comentários nas redes sociais em apoio às forças policiais durante os protestos em Hong Kong. Como consequência, uma série de manifestações ocorreram na internet, com a hashtag #BoicoteMulan ficando entre os principais assuntos no mundo. Na época, Liu compartilhou uma mensagem dizendo “Eu apoio a polícia de Hong Kong” e afirmou que os protestos eram uma “vergonha para Hong Kong”. Os comentários ocorreram em um momento em que novas políticas que permitiam a extradição de cidadãos para a China continental estavam sendo protestadas pelo público.

Baseado em uma história folclórica chinesa e estrelado por atores chineses de renome, a ordem do governo deve impactar o desempenho do filme nas bilheterias do país, que era considerado um dos principais alvos de arrecadação para a Disney. Com a estreia do filme se aproximando na China, outros fatores que devem impactar negativamente na arrecadação são as críticas mistas que o filme vem recebendo e o limite de capacidade nos cinemas devido às medidas de prevenção ao coronavírus (COVID-19).

“Mulan”, que teve um orçamento de produção de US$ 200 milhões, recebeu um lançamento internacional nos cinemas em regiões em que a reabertura era segura. Nos mais de 20 países em que Disney Plus está operando atualmente, os usuários podem comprar o filme por US$ 30 ou esperar até que ele seja adicionado ao serviço de streaming em dezembro, sem custo adicional.

Saiba Mais: , ,

Vinícius de Santi
@viniciusdesanti

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas