Warner se pronuncia sobre tweets controversos de J.K. Rowling em relação a pessoas trans
Escritora foi criticada por fãs e celebridades por postagens com conteúdos considerados preconceituosos.
A criadora de “Harry Potter“, J.K. Rowling, tem sido alvo de críticas após postagens nas redes sociais, com conteúdos considerados transfóbicos. A polêmica começou no último sábado (6), onde a escritora publicou uma lista de tweets nos quais diz acreditar que as mulheres são definidas por seu sexo biológico e não por sua identidade de gênero. Veja uma das publicações abaixo:
“Se o sexo não é real, não há atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida pelas mulheres em todo o mundo é apagada. Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir suas vidas de maneira significativa. Não é ódio falar a verdade.”
Suas declarações causaram controvérsia, e muitos condenaram a posição da escritora britânica, incluindo atores da franquia “Harry Potter” e “Animais Fantásticos“. Daniel Radcliffe publicou um texto onde ressalta que “mulheres trans são mulheres“. Emma Watson, através de seu Twitter, se posicionou dizendo que ela e muitas outras pessoas ao redor do mundo, amam e respeitam as pessoas trans por quem são. Já Eddie Redmayne afirmou que discorda dos comentários da autora, destacando que “mulheres trans são mulheres, homens trans são homens e identidades não binárias são válidas“.
Na última quarta-feira (10), Rowling voltou a abordar o tema, onde explicou as complexas razões de seu interesse pelo assunto, através de um texto com mais de 3.000 palavras publicado em seu site. A escritora disse acreditar que “direitos trans são direitos humanos”, que “vidas trans importam” e que ela deseja que “mulheres trans estejam seguras”, mas reforçou sua crença de que a identidade sexual é imutável e que a os esforços dos ativistas trans para definir a feminilidade pela identidade de gênero corroem os direitos das mulheres cisgêneros. Sua declaração foi alvo de novas críticas, fazendo com que a Warner Bros., responsável pela produção e distribuição de toda a saga “Harry Potter” e dos derivados “Animais Fantásticos” no cinema, se posicionasse (via Variety):
“Os eventos das últimas semanas fortaleceram nossa determinação enquanto companhia em enfrentar problemas sociais difíceis. A posição da Warner Bros. em relação a inclusão está bem estabelecida, e promover uma cultura mais diversa e inclusiva nunca foi tão importante para a empresa e para o nosso público ao redor do mundo. Valorizamos profundamente nossos contadores de histórias que dão tanto de si para dividir suas criações conosco. Reconhecemos nossa responsabilidade de mostrar empatia e defender a compreensão de todas as comunidades e pessoas, particularmente aquelas com quem trabalhamos e aqueles que alcançamos por meio de nosso conteúdo.”
Próximo filme do Wizarding World, “Animais Fantásticos 3” está em produção, mas as suas filmagens foram adiadas devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Uma data com o retorno das filmagens ainda não foi anunciada.
Saiba Mais: Harry Potter, J.K. Rowling, Warner Bros., WarnerMedia