Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 11 de junho de 2020

HBO Max retira E o Vento Levou do catálogo por conteúdo racista

Lançado em 1939, produção retrata proprietários brancos como heróis e escravos conformados com a escravidão.

HBO Max retira E o Vento Levou do catálogo por conteúdo racista>

Lançado em 1939, “E o Vento Levou” foi retirado do catálogo do HBO Max, serviço de streaming da WarnerMedia, na última terça-feira (9). Vencedor de oito Oscars, o filme vem sofrendo críticas devido ao seu conteúdo racista (via Variety).

A remoção ocorre após um artigo publicado pelo jornal Los Angeles Times e escrito pelo roteirista de “12 Anos de Escravidão“, John Ridley, pedir que o filme fosse retirado, uma vez que “ignora os horrores da escravidão e perpetua alguns dos estereótipos mais dolorosos das pessoas negras”. Apesar de ter sido retirado do streaming, um porta-voz do HBO Max afirmou que o longa-metragem retornará à plataforma com uma discussão sobre seu contexto histórico e um aviso de suas representações racistas.

Na trama, Scarlett O’Hara é uma jovem filha de um proprietário de plantações e consegue tudo o que quer. No entanto, algo falta em sua vida: o amor de Ashley Wilkes, um nobre sulista que deve se casar com a sua prima Melanie. Então, tudo muda quando a Guerra Civil americana explode e Scarlett precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da família.

Após o seu lançamento, “E o Vento Levou” quebrou recordes no cinema e alcançou o topo de maior bilheteria de todos os tempos, mantendo-se na liderança até os dias atuais, quando ajustado pela inflação. No entanto, apesar de ser considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, sua representação da escravidão explora “preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana”, de acordo com o HBO Max em comunicado:

“E o Vento Levou é um produto de seu tempo e descreve alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana. Essas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter esse título sem explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável. Essas representações certamente são contrárias aos valores da WarnerMedia.”

O mesmo comunicado ressalta que nenhum corte será feito no filme, “porque fazer isto seria como dizer que estes preconceitos nunca existiram“.

Estrelando Vivien Leigh, Clark Gable, Hattie McDaniel e Olivia de Havilland, “E o Vento Levou” fez história no Oscar ao vencer oito estatuetas e coroar McDaniel como Melhor Atriz Coadjuvante, tornando-se assim, a primeira pessoa negra a ganhar a premiação.

Saiba Mais: , ,

Vinícius de Santi
@viniciusdesanti

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas