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Notícias   quarta-feira, 29 de abril de 2020

Organização de cinemas da Europa declara que sucesso de Trolls 2 não é motivo para reformular modelo de lançamentos

O órgão reiterou que o sucesso financeiro da animação não deve ser visto "como um sinal de mudança de preferências do ponto de vista do público".

Organização de cinemas da Europa declara que sucesso de Trolls 2 não é motivo para reformular modelo de lançamentos>

Devido à pandemia de coronavírus (COVID-19), a Universal optou por lançar “Trolls 2” diretamente no formato de vídeo sob demanda (VOD). Em apenas 19 dias a animação já havia arrecadado US$ 95 milhões, sendo até então a maior distribuição digital da história. O CEO da NBCUniversal, Jeff Shell, declarou que tal feito havia excedido as expectativas e cogitou lançar novos filmes tanto nos cinemas quanto em VOD. Após a ameaça de boicote por parte da AMC, a maior rede de cinemas do mundo, a União Internacional de Cinemas (UNIC), que representa os distribuidores da Europa, emitiu um comunicado alegando que a lucratividade do lançamento não deve ser utilizado como referência para alterar o atual modelo de distribuição de filmes (via Variety):

“A arrecadação de ‘Trolls 2’ deve ser vista – e apenas vista – no contexto das circunstâncias excepcionais que envolvem seu lançamento e nos tempos sem precedentes nos quais estamos vivendo. Dada a extensão dos bloqueios nacionais em todo o mundo, não surpreende que muitos tenham recorrido ao VOD e outros serviços similares. Essa combinação de circunstâncias incomuns não deve ser usada como referência para redesenhar um modelo de negócios de distribuição e licenciamento de longa data, que permanece crucial para garantir a disponibilidade contínua de filmes para o benefício do público”.

A organização ainda comentou a respeito do papel dos estúdios mediante a atual crise do setor, destacando a importância de se adotar práticas que a longo prazo não comprometam a indústria:

“Aqueles que dependerão do sucesso da indústria cinematográfica devem abster-se de alterar rapidamente as práticas-chave para obter ganhos a curto prazo e, em vez disso, devem se comprometer a criar as melhores condições para que todo o setor se recupere o mais rápido possível”.

Por fim, a UNIC reiterou que o sucesso financeiro da animação não deve ser visto “como um sinal de mudança de preferências do ponto de vista do público”, alegando que as bilheterias globais em 2019 atingiram um novo recorde. Veja a declaração abaixo:

“Continuamos confiantes de que, quando o público puder retornar com segurança ao cinema local, em breve eles irão redescobrir a experiência inesquecível e imersiva que somente a tela grande pode oferecer e que os cinemas continuarão a desempenhar o papel que sempre têm como a mais popular e acessível forma de entretenimento disponível fora de casa.”

Até o momento, a Universal não se manifestou a respeito das declarações da organização representante dos operadores de cinema europeus. A empresa já emitiu uma resposta para a decisão da AMC, que agora tem o apoio também dos cinemas Regal.

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Alan Fernandes
@alanfdes

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