Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 14 de abril de 2020

Festival de Cannes é novamente adiado e não acontecerá mais em junho

Decisão vem após a proibição do governo francês para eventos de grande porte até meados de julho por conta da pandemia causada pela COVID-19.

Festival de Cannes é novamente adiado e não acontecerá mais em junho>

Último bastião de otimismo da indústria do cinema, a organização do Festival de Cannes anunciou um novo adiamento da edição de 2020. A decisão vem após a proibição do governo francês para eventos de grande porte até meados de julho por conta da pandemia causada pela COVID-19. Em nota, a organização do festival informou que busca alternativas para a edição deste ano (via Variety):

“Seguindo a declaração do presidente francês, na segunda-feira, 13 de abril, tomamos consciência que o adiamento do 73º Festival Internacional de Cinema de Cannes, inicialmente mantido para o fim de junho até o começo de julho, não era mais uma opção. É claramente difícil manter a premissa de que o Festival de Cannes possa ocorrer nesse ano em seu formato original. Ainda assim, desde ontem à noite iniciamos muitas discussões com profissionais na França e no exterior. Todos concordam que o Festival de Cannes, um pilar essencial para a indústria do cinema, precisa explorar todas as contingências que o permitam apoiar o ano do cinema ao tornar Cannes 2020 uma realidade, de um jeito ou de outro.”

No final de março, o festival já havia anunciado um primeiro adiamento, alterando as datas de 12 a 13 de maio para a semana entre o final de junho e início de junho. Agora, não há mais previsões de possíveis períodos para a realização, dada a gravidade da pandemia do novo coronavírus na França.

Caso se confirme o cancelamento, esta seria apenas a segunda vez desde sua criação em 1946. Em 1968, o festival foi cancelado por conta da onda de protestos estudantis que ocorriam por toda a França, dos quais faziam parte também nomes importantes do cinema francês à época, como François Truffault e Jean-Luc Godard.

Para 2020, especula-se Cannes poderia ser adiado para o segundo semestre, possivelmente para o outono do hemisfério norte. A possibilidade, no entanto, teria que ser explorada com cautela, dado que o período já conta com festivais importantes como Toronto, Veneza e San Sebastian.

Saiba Mais: ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Notícias Relacionadas